Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Literatura, Artes Visuais e Performativas no espaço português e ibero-americano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Arte, Teatro, Estudos Portugueses, Estudos Comparatistas, Estudos Ibero-Americanos, Letras

O Centro de Estudos de Teatro (CET) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC) organizam a Ação de Formação / Curso Livre "Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no espaço português e ibero-americano" de 10 a 14 de Julho de 2017.  As inscrições feitas até 30 de junho têm disconto.

Este curso tem como objetivo fundamental proceder a uma análise comparada de obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, nos espaços português, espanhol e ibero-americano. O estudo das problemáticas abordadas será orientado por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos respectivos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.

Com vista à efectiva aplicação dos conhecimentos e das metodologias empregues neste curso, foi concebida uma estrutura lectiva que combina sessões teóricas de 1h e 30 minutos, referentes a diversos aspectos relacionados com o cruzamento inter-artes (leccionadas por formadores especializados em cada uma das áreas implicadas), e sessões práticas, de 2 horas, em que os formandos terão a oportunidade de testar o saber e as competências adquiridas no decurso desta acção de formação. Os trabalhos a elaborar pelos formandos poderão assumir a forma de análise literária e artística, ou de tratamento didáctico de obras provenientes do heterogéneo universo cultural português, ibérico e ibero-americano.

Sendo uma actividade certificada, com a atribuição de 1 crédito pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), este curso tem como público-alvo os Professores de 2.º Ciclo do Ensino Básico de Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200) e Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240), e os Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de Português (Grupo 300), Espanhol (Grupo 350), História (Grupo 400) e Artes Visuais (Grupo 600). Sem prejuízo deste pressuposto, e atendendo à natureza interdisciplinar e transversal das sessões, prevê-se também o funcionamento como curso livre, aberto à participação de estudantes e demais interessados nas áreas da Literatura, das Artes Visuais e das Artes Performativas.

O curso decorrerá das 9h às 13h30 (excepto no dia 12 de Julho em que o horário é das 9h às 16h) na Cave B da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Inscrições e informações na página do Curso Livre "Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no espaço português e ibero-americano" e através do e-mail diia@letras.ulisboa.pt.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas