Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Literacia informacional para a Investigação em História

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História, Investigação, Literacia, TIC

O que é a Literacia Informacional? E como pode ser ela aplicada ao campo da investigação em História? Não queira ficar iliterato sobre isto e venha tomar contacto com uma nova área de saber e um conjunto de métodos que ajudarão a mais facilmente preparar o caminho conducente a um trabalho de investigação em História.

Este curso vem dar a conhecer uma forma nova de relacionamento com os materiais da História, centrada no conceito de «informação» e no desenvolvimento de competências para a alcançar e controlar, de modo a elaborar um plano de investigação correcto, tanto quanto às fontes primárias, como à bibliografia de apoio.

Em termos de público-alvo, o curso tem como destinatários principais os alunos de licenciatura (História e não só), bem como os estudantes de mestrado e doutoramento que procurem colmatar lacunas na área. Destina-se ainda a todos os praticantes da investigação histórica, amadores ou não, que queiram agilizar e sistematizar a preparação das suas pesquisas.

O curso divide-se em dois módulos. O primeiro, Literacia Informacional – conceitos e competências, apresenta os principais conceitos, modelos e competências sobre Literacia Informacional e comportamento informacional essenciais à investigação através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais, envolvendo a utilização criativa das tecnologias digitais e a avaliação das práticas de estratégias de pesquisa, bibliométricas e de avaliação de impactos.

O segundo módulo, Literacia informacional para a investigação em História, trata da informação arquivística e ensina como realizar a investigação nos arquivos de forma autónoma, compreendendo a forma de descrever os materiais própria dos arquivistas. Terá uma vertente teórica e outra prática, terminando com a experiência de elaboração, pelos formandos do seu próprio “instrumento de descrição documental”.

O curso distribui-se em 8 sessões de 2h. Em cada sessão os conteúdos serão expostos pelos respectivos docentes durante aproximadamente 1h30m, reservando-se o tempo remanescente para debate.

As inscrições no curso podem ser feitas online, através do preenchimento da ficha de inscrição (as informações relativas ao pagamento da propina de inscrição serão enviadas após este preenchimento), ou no Núcleo de Formação ao Longo da Vida.

As inscrições estão abertas entre os dias 3 de Janeiro a 16 de Março de 2018.


Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Av. Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa
(+351) 217 90 83 00
nflv@fcsh.unl.pt

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas