Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Formação

ISCTE / FCSH| Programa de Doutoramento em Estudos Urbanos

Início: Fim: Países: Portugal

História, Geografia, Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia, Sociologia, Urbanismo

O Programa de Doutoramento em Estudos Urbanos é um doutoramento em associação entre o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa que confere um grau conjunto entre as duas instituições. O programa oferece formação avançada multidisciplinar em investigação urbana, inovadora em Portugal, numa perspetiva integrada em torno de várias áreas disciplinares, como a Sociologia, a Antropologia, a História, a Geografia, a Economia, a Arquitetura e o Urbanismo, incentivando uma reflexão crítica sobre questões urbanas e fomentando a articulação entre investigação científica e práticas profissionais nos mais diversos contextos de atuação, públicos e privados.

A investigação realizada no âmbito do programa é enquadrada por oito Centros de Investigação credenciados pela FCT, sediados em ambas as instituições, que contribuem para a consolidação de um espaço de reflexão interdisciplinar em torno do conhecimento assente em casos concretos de pesquisa (CIES-IUL, DINAMIA’CET-IUL, CICS.NOVA, CRIA, Instituto de Estudos Medievais, Instituto de História da Arte, Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar e Instituto de História Contemporânea).

Com um corpo docente altamente qualificado, proveniente das várias áreas científicas que integram os Estudos Urbanos, este Programa de Doutoramento organiza-se em 8 semestres (2 semestres de aulas e seminários + 6 semestres de investigação orientada), num total de 240 créditos.

Coordenação
― Graça Índias Cordeiro (ISCTE-IUL)
― Luís Vicente Baptista (FCSH-UNL)

Comissão de Coordenação (coordenadores das UCs do plano curricular)
― Graça Cordeiro (CIES-IUL)
Luís Baptista (CICS-NOVA)
Amélia Andrade (IEM-NOVA)
― Teresa Madeira (DINAMIA’CET)

Vagas
O número de vagas para este curso no ano letivo 2015/2016 é de 20.

Condições de acesso
Podem candidatar-se ao doutoramento em Estudos Urbanos:
— Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
— Titulares do grau de licenciado/a detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento;
— Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento.

Candidaturas
As candidaturas realizam-se em Candidaturas Online a partir de 20 de abril de 2015, com as seguintes fases:

Fase | Período de Candidatura | Matrículas e Inscrições a)
1 | 20 de abril a 31 de maio | 15 de junho a 21 de junho
2 | 01 de junho a 19 de julho | 27 de julho a 02 de agosto
3 | 20 de julho a 13 de setembro | 21 de setembro a 25 de setembro

Mais informação aqui.

Informação adicional
Encontra-se aberto, até dia 11 de maio, o concurso de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento 2015 FCT.
Caso pretenda candidatar-se pelo CIES-IUL deverá informar-se sobre o concurso interno, aberto até ao dia 30 de abril. Toda a informação aqui.