Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Introdução ao Sistema Político Brasileiro

Início: Fim: Países: Espanha

Ciências Sociais

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca promove o curso Introducción al Sistema Político Brasileño, orientado a alunos de graduação e pós-graduação que desejem adquirir habilidades e capacidades para a análise da política em geral e brasileira, especificamente, oferecendo uma visão global dos grandes temas que trata a Ciência Política.

O objetivo do curso é colocar ao alcance dos estudantes os conceitos fundamentais da Ciência Política contemporânea. Neste sentido, serão abordados temas muito gerais do sistema político, tais como o conceito de Ciência Política e os desenvolvimentos teóricos mais relevantes da disciplina, as instituições políticas e seu funcionamento; as regras do jogo que modelam e condicionam as decisões e estratégias dos atores políticos; a análise das atitudes e do comportamento político dos cidadãos, assim como a maneira em que se organizam e funcionam os partidos políticos. Pretende-se, assim, oferecer aos alunos um marco teórico para a compreensão dos fenômenos políticos atuais em geral e brasileiros, em particular.

O curso de introdução ao sistema político brasileiro, que começa no próximo dia 05 de fevereiro, será ministrado pela Prof.ª Dr.ª Cecilia Graciela Rodríguez e o Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues-Silveira da Universidade de Salamanca e o Prof. Dr. Rubens Beçak da Universidade de São Paulo (Brasil).

A taxa de inscrição é de 50 euros e as pessoas inscritas receberão um certificado oficial do Centro de Estudos Brasileiros e da Fundação Geral da Universidade de Salamanca.

Programa completo do curso [pdf].

O formulário de matrícula está disponível aqui.