Terça-feira, 19 de Março de 2024

Fundação Calouste Gulbenkian promove formação em Gestão de Museus em Cabo Verde

Início: Fim: Países: Cabo Verde, Portugal

Formação, Museologia, Museus

A Fundação Calouste Gulbenkian promove na cidade da Praia, em Cabo Verde, uma formação em Gestão de Museus para técnicos do Instituto do Património Cultural e profissionais da área. A formação, que terá a duração de 30 horas, decorre de 18 a 22 de Junho no Arquivo Nacional de Cabo Verde.

Esta formação, que inclui várias exposições teóricas e exemplos práticos mas também trabalhos de grupo e debates, tem como objetivo qualificar os técnicos que trabalham nos museus de Cabo Verde, dotando-os de ferramentas e noções de gestão. Pretende ainda estimular as boas práticas em áreas desta atividade bem como potenciar o papel social dos museus.

O património cultural foi considerado nos planos de desenvolvimento do Governo cabo-verdiano como um dos seus principais ativos.

O Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento tem como objetivo o reforço de instituições e a valorização dos recursos humanos dos PALOP e Timor-Leste na educação, saúde, artes e investigação em saúde. Em Cabo Verde, a Fundação Gulbenkian tem vindo a apoiar um conjunto de iniciativas ligadas à educação, saúde e artes, nomeadamente na área da fotografia.