Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Formação

Formação a Distância para professores de português no Instituto Camões

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Didática, E-learning, Educação, Formação a distância, Língua, Linguística, Pedagogia

O Centro virtual do Instituto Camões tem inscrições abertas para seus cursos virtuais de Formação contínua de professores:

Pretende-se com este curso desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas; caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM. Candidaturas até 18 de setembro.

Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos. Candidaturas até 5 de outubro.

Este curso visa proporcionar instrumentos teóricos e práticos nas áreas da descrição, da narração e da poética. Pretende ainda otimizar a expressão individual dos formandos no campo peculiar da expressão estética, aliando dados técnicos, empíricos e de natureza especificamente literária. Candidaturas até 5 de outubro.

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo. Candidaturas até 5 de outubro.

São objetivos principais deste curso: contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital; permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura; disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética; contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura. Candidaturas até 18 de setembro.

Os cursos realizam-se exclusivamente on-line, na plataforma de e-learning do Camões, IP, cujo bom  funcionamento, manutenção e acompanhamento são assegurados pelo Centro Virtual Camões.

Mais informações e regulamento dos cursos virtuais podem ser consultadas na página do Instituto Camões.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas