Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Escola de Verão de Estudos Culturais e Comunicação na Universidade de Tubinga

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Música, Comunicação, Cinema, Estudos Culturais, Estudos Brasileiros, Estudos Latino-Americanos, Estudos Comparatistas

A Escola de Verão Estudos Culturais e Comunicação: filme e música no Brasil contemporâneo acontece na Universidade de Tubinga de 3 a 5 de julho de 2017. A proposta é fomentar a reflexão sobre o campo midiático e as mediações com um enfoque especial no papel que o campo midiático desempenha na produção de sentidos sociais e em relação à participação cidadã. As inscrições devem ser feitas até 25 de junho.

O curso é organizado pelo Departamento de Filologia Românica da Universidade de Tubinga através da Cátedra Extraordinária João Guimarães Rosa de Estudos Brasileiros de Comunicação e Cultura, fomentado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A Escola de Verão se dirige a alunos de graduação e pós-graduação da área de Estudos Culturais Latino-americanos e disciplinas afins.

O encontro contará com a presença de catedráticos de reconhecida trajetória acadêmica da Universidade Federal Fluminense, Brasil, assim como com a participação da documentarista Eliane Caffé, e pretende oferecer um espaço para dialogar sobre a atualidade dos estudos culturais brasileiros, com um foco exclusivo no documentário e na música popular. Entre as atividades programadas incluem-se aulas magistrais, a projeção e o debate do filme “Era o Hotel Cambridge” e uma oficina de música.

 Ao discutir o documentário e a música popular como ativadores de dinâmicas de poder e como artefatos geradores de conflitos e enfrentamentos cotidianos, nosso propósito é apresentá-los como instâncias nas quais incidem a construção e a difusão de alteridades. Tais mecanismos de produção de diferenças representam um desafio para os Estudos Culturais latinoamericanos.


Programa

segunda-feira, 3 de julho
14:00 – 18:00
Comunicação e Cultura: interseções entre o individual e o coletivo e os mecanismos de produção de diferenças
terça-feira, 4 de julho

09:00 – 12:00
O documentário contemporâneo brasileiro: narrativas de si, memórias e experiências
18:00 – 21:00
Era uma vez o Hotel Cambridge – screening e debate com diretora Eliane Caffé

quarta-feira, 5 de julho
09:00 – 12:00
Repertórios musicais e práticas sonoras: negociações, conflitos, debates e embates cotidianos
16:00 – 18:00
Pensar cantando, os sentidos de “interpretar”: execução e debate sobre a canção “Haiti” de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Mais informações através do e-mail sekretariat.ibero@romanistik.uni-tuebingen.de, nos arquivos em anexo e na Universidade de Tubinga.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas