Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquitetura, Doutoramento, Estudos Culturais, Património, Urbanismo

Programa de Doutoramento "Patrimónios de Influência Portuguesa"
Ramos de "Arquitectura e Urbanismo" e "Estudos Culturais"

Coordenação científica: Margarida Calafate Ribeiro, Miguel Bandeira Jerónimo e Walter Rossa

Estão abertas até ao dia 15 de julho de 2016 as candidaturas para o programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa do CES e da Universidade de Coimbra.

O programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa funciona (DPIP) numa base interdisciplinar, destacando-se no panorama internacional, onde a área do património é afirmadamente disciplinar. A abordagem usada apresenta uma conjugação de olhares entre a Arquitetura, o Urbanismo, os Estudos Culturais, os Estudos Literários, a História, a Antropologia e a Sociologia. Os estudantes do programa ficarão doutorados em Estudos Culturais ou Arquitetura e Urbanismo, dependendo da abordagem que imprimirem à sua dissertação.

Graças aos acordos estabelecidos no processo de internacionalização iniciado em 2013 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, os estudantes podem realizar o seu percurso em regime de cotutela, através de acordos de cotitulação, que permitem obter o grau da Universidade de Coimbra e, simultaneamente, de uma ou duas outras universidades da Rede.

A terceira edição do DPIP, iniciada em fevereiro de 2015, tem formato internacional, associando-se em regime de cotutela na Europa (Universidade do Algarve; Universidade de Bolonha; Universidade Paris-Ouest Nanterre La Défense); na América do Sul (Universidade Federal Fluminense, Brasil) e em África (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique). Em regime de colaboração estão ativas parcerias com UNESCO; Fundação Calouste Gulbenkian; Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; Associação IVERCA — Turismo, cultura e meio ambiente, Maputo, Moçambique; Associação Tchiweka de Documentação e Companhia de Dança de Angola, Luanda, Angola; M_EIA (Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura) de Cabo Verde.

De momento, os estudantes do DPIP desenvolvem o seu trabalho em missões de investigação em Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Malásia, Marrocos, Moçambique, Japão, Índia, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka, e Timor, assim como junto das comunidades falantes de português nos territórios tradicionalmente designados de emigração.

A ampliação de pensamento proposta, bem como a sua abordagem pós-colonial e de promoção do diálogo norte-sul, coloca este programa de doutoramento num patamar de excelência de reflexão, investigação e produção científica singular na Europa. Este programa, baseado na mobilidade docente e discente, pretende criar equipas de pequena e grande dimensão e massa crítica capaz de fundar um think tank na área de Patrimónios de Influência Portuguesa, olhando para o “património” enquanto conceito cultural e político. Em linguagem académica, converte-se nas titulações em Estudos Culturais e Arquitetura e Urbanismo, numa formação contaminada capaz de produzir consultores especializados para a execução de serviços nestas áreas.

Candidaturas abertas: 1ª Fase: 1 de junho a 15 de julho de 2016 | Número de vagas: 15.

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor, nos termos do nº1 do Artigo 30 do decreto-lei nº74/2006:

1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  2. titulares de grau de licenciado em qualquer disciplina de Artes (incluindo Arquitetura), Ciências Sociais e Humanidades, detentores de currículos académicos ou científicos especialmente relevantes e que seja reconhecido como atestando as competências necessárias  para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico (a avaliação dos candidatos sem grau de mestre é conduzida de forma particularmente seletiva);
  3. detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando as competências necessárias para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.

Mais informações: http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/patrimonios/?id_lingua=1&pag=11592