Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Doutoramento em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global | PIUDHist

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Doutoramento, Ciências Humanas e Sociais, História, Bolsas

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

Este Programa Doutoral desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, num total de 240 ECTS, distinguindo-se por incluir uma significativa componente letiva no 1º ano (seminários metodológicos, de especialidade e de projeto), além do trabalho de investigação, devidamente enquadrado pela orientação tutorial e por seminários de acompanhamento. Culmina com a obtenção do Grau de Doutor em História (documento único subscrito pelas 4 universidades).

Candidaturas:

1a fase: de 2 de Maio a 15 de junho de 2016;

2a fase: até 9 de setembro de 2016

Número de Vagas: 15.

Requisitos de admissão

São admitidos como candidatos à inscrição:

a) os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas.

b) A título excecional, os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

Bolsas de doutoramento

O PIUDHist obteve em 2013 aprovação para financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT, IP), no âmbito do concurso para “Programas Doutoramento FCT” tendo-lhe sido atribuídas 16 bolsas de doutoramento (4 bolsas para 4 edições sucessivas do programa).

O concurso encontra-se aberto até 15 de junho de 2016.

Mais informações: http://piudhist.ics.ul.pt/pt/