Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Formação

Curso Patrimónios do Mediterrâneo - Mértola, Évora e Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Cultura, História, Património, Portugal 2020, Relações Internacionais

O curso Patrimónios do Mediterrâneo acontece de 25 de setembro a 4 de outubro nas cidades de Mértola, Évora e Lisboa. Dirigido a estudantes de universidades do Mediterrâneo Ocidental, especialmente das universidades ibéricas e magrebinas, este curso livre tem como objetivo questionar e analisar os Patrimónios do Mediterrâneo, com especial destaque para o Mediterrâneo Ocidental e para as relações entre as suas margens norte e sul, evidenciando não só as realidades físicas e geográficas que as unem, como também o património histórico e cultural comum. O curso será ministrado em francês.

Uma das preocupações será a de fornecer as ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias para o estudo deste património no âmbito do enquadramento internacional atual e das metodologias de preservação propostas pelos organismos internacionais que se ocupam desta matéria, nomeadamente a UNESCO, o ICOMOS ou o ICOM.

O Curso Livre é organizado pela plataforma “Estudos Mediterrânicos, consórcio universitário” criado em 2015 pelas três Universidades do Sul de Portugal: as universidades do Algarve, de Évora e a Nova de Lisboa.

Objetivos gerais

  • Contribuir para o progresso do conhecimento, para a qualidade do ensino superior e para a qualificação das atividades de prestação de serviços no âmbito dos países do Mediterrâneo.
  • Promover o estabelecimento de atividades interdisciplinares, para ampliar o relacionamento próximo entre os atores que participam no processo de produção e difusão do conhecimento (académicos, empresários, investigadores, artistas), tomando parte em iniciativas que possam contribuir para o intercâmbio das comunidades mediterrâneas.
  • Desenvolver o sentido de cooperação e da paz entre povos e países.

Objetivos específicos

  • Promover a transferência de conhecimentos.
  • Organizar cursos breves.
  • Organizar programas de Mestrado e Doutoramento comuns.
  • Organizar projectos de investigação comuns a começar pelos domínios definidos como prioritários.

Mais informações no programa em anexo, no site da Universidade de Évora e através de e-mail para Susana Gómez Martínez, geral@camertola.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas