Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Curso Literaturas africanas de autoria feminina em São Paulo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Género, Estudos Feministas, Letras

Inscrições abertas para o Curso Literaturas africanas de autoria feminina,ministrado por Larissa Lisboa, no Centro Cultural Tapera Taperá, em São Paulo. O curso tem como objetivo discutir escritas de autoria feminina nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). As inscrições podem ser feitas para o curso completo ou por aulas avulsas (o curso começa no dia 7 de junho de 2017).

A análise será feita a partir de dois momentos históricos: o período colonial e o pós-independência. Quem são essas mulheres? Quais são suas histórias? O que escrevem? Esses são alguns dos questionamentos que serão levantados durante as conversas que teremos. As reflexões serão construídas a partir de textos poéticos, mas textos em prosa e de autoria masculina também serão discutidos em momentos oportunos para que os participantes compreendam melhor o contexto dessas literaturas, que se desenvolveram sob diferentes projetos de construção identitária e nacional.

O curso terá cinco encontros de duas horas cada. Os participantes receberão em cada um material de apoio com as principais obras a serem discutidas e os referenciais teóricos.

Larissa Lisboa, formada em Letras pela Unicamp, especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Mestra pela UFSCar e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP.

Cronograma

4a feira, 7/6, 19h30 - Aula 1: Introdução ás literaturas africanas de língua portuguesa
4a feira, 14/6, 19h30 - Aula 2: Angola
4a feira, 21/6, 19h30 - Aula 3: Cabo Verde
Sábado 24/6, 14h - Aula 4: Moçambique
4a feira 28/6,19h30 - Aula 5: Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Mais informações na página do Curso Literaturas africanas de autoria feminina da Tapera Taperá.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas