Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

Curso América Latina: Integração Regional e Estratégias de Desenvolvimento

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Economia, Estudos Brasileiros, Política, Estudos Latino-Americanos

O curso América Latina no Sistema Mundial: Integração Regional e Estratégias de Desenvolvimento acontece de 6 de maio a 22 de julho de 2017 no Rio de Janeiro. O objetivo do curso é atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre as mudanças cada vez mais rápidas e intensas do sistema mundial contemporâneo e seu impacto na América Latina, particularmente no Brasil, oferecendo instrumentos de análise adequados para enfrentar os desafios da pesquisa científica, da gestão e do exercício profissional. As inscrições podem ser feitas até 20 de abril.

O curso é uma parceria da Cátedra e Rede UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável -REGGEN e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IFHT/UERJ em associação com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro - SENGE-RJ.

Eixo teórico

Os processos de globalização se desenvolvem produzindo cenários mundiais de riscos e oportunidades que afetam fortemente os Estados nacionais. O século XXI se inicia com profundas transformações econômicas, políticas, sociais e ideológicas em sua primeira década e meia. Entre os principais acontecimentos que marcaram essa dinâmica pode-se mencionar a crise da economia mundial com dimensões de depressão e epicentro nos Estados Unidos e na Europa; o desgaste político e ideológico do neoliberalismo e o fortalecimento do capitalismo de Estado; o deslocamento do dinamismo da economia mundial e do comércio internacional para o continente asiático; a emergência da China como um importante ator no sistema mundial; o fortalecimento dos BRICS e o esboço de uma nova geopolítica internacional marcada por uma nova dinâmica das relações Sul-Sul; a ascensão e a crise de governos progressistas na América Latina, que apresentam novas possibilidades para a integração regional e novas tensões nos planos locais, nacionais e regionais.

Num momento histórico em que o Brasil e a América Latina têm uma participação crescente no cenário internacional, é necessário aprofundar uma reflexão abrangente e sistemática sobre as novas reconfigurações geopolíticas do sistema mundial, sobre a dinâmica da economia global e regional e os desafios de projetos de integração e as estratégias de desenvolvimento. Compreender as grandes questões de economia política global e os interesses estratégicos em jogo é um objetivo fundamental para a academia e os profissionais nas diversas áreas. Por esta razão, consideramos extremamente oportuno oferecer um curso de aperfeiçoamento sobre esta temática.

Mais informações e programação completa na página do SENGE-RJ.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas