Terça-feira, 16 de Abril de 2024

CES|Curso avançado: Movimento Negro, os Estudos Afro-brasileiros e a Educação

Países: Portugal

História, Ciências Sociais

CES-Lisboa, a delegação do Centro de Estudos Sociais em Lisboa, realiza o Curso de Formação Avançada Movimento Negro, os Estudos Afro-brasileiros e a Educação, que decorrerá no dia 20 de março de 2015 na sede do CES-Lisboa.

Este curso de formação avançada tem como objetivo principal facilitar ferramentas de análise histórico-política no âmbito dos estudos críticos sobre a produção e o ensino da história, o Eurocentrismo e o racismo. A partir da experiência de pesquisa e militância no Movimento Negro no Brasil, os professores da UFRJ Amilcar Araújo Pereira e Warley da Costa discutirão os temas seguintes: movimento negro e luta pela história; o lugar da educação na luta pela descolonização; luta política e transformações na educação formal: curricula e manuais escolares.

Público-alvo: professores de história, ativistas políticos, investigadores e estudantes, jornalistas, decisores políticos no âmbito da educação, público em geral.

Sessão 1 (10:00 às 13:00): Lutas pela descolonização: os movimentos negros e a educação
Conteúdos: As lutas contra o colonialismo e contra o racismo e a circulação de referenciais políticos e culturais na diáspora negra; o movimento negro brasileiro na primeira metade do século XX, suas características e as lutas na área da Educação; a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil e suas demandas na área da Educação.
Formador: Amilcar Araujo Pereira - Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Sessão 2 (14:30 às 17:30): Ensino de história e cultura afro-brasileira: o movimento negro como contexto de referência para a produção do conhecimento escolar

Conteúdos: Ensino de História da África e dos afro-brasileiros nos currículos escolares; a luta pela incorporação da temática nos currículos escolares no Brasil; a escrita escolar da História da África e dos afro-brasileiros: entre leis e resoluções; a Lei 10.639/2003 e seus desdobramentos para a produção do conhecimento escolar; fluxos de sentidos de negro recontextualizados na História Ensinada; imagens e representações do negro nos manuais didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Brasil.
Formadora: Warley da Costa - Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Curso de Formação Avançada
Movimento Negro, os Estudos Afro-brasileiros e a Educação
20 de março de 2015, 10h-13h, 14h30-17h30
CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)