Sábado, 22 de Setembro de 2018
Formação

Alcir Pécora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, Doutoramento, Estudos Brasileiros, Literatura

Alcir Pécora estará nas duas próximas semanas na FLUC, lecionando na disciplina de Tópicos de Pesquisa em Literatura Brasileira, do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa. A permanência de Alcir Pécora inscreve-se no convénio entre a Universidade de Coimbra e a UNICAMP para a área dos Estudos Brasileiros, convénio de que é o coordenador, pela parte brasileira. Relembramos que o referido convénio foi assinado, pela UNICAMP, pelo então reitor José Tadeu Jorge, em cerimónia no IEB, a 19 de abril de 2016, e ratificado pelo novo reitor da UNICAMP, Marcelo Knobel, quando visitou a Universidade de Coimbra em outubro de 2017.

Uma das grandes figuras da universidade brasileira, na área dos estudos literários, Alcir Pécora é Professor Titular do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Especialista na obra do Padre António Vieira, membro da Academia Ambrosiana (Milão, Itália), é o responsável pela edição da obra completa de Hilda Hilst, Roberto Piva e Plínio Marcos. É coordenador do recém-criado IdEA, Instituto de Estudos Avançados da UNICAMP.

Durante a sua estadia, Alcir Pécora dará aulas sobre ‘Literatura e contracultura no Brasil dos anos 60 e 70’, nos dias 3, 4 e 11 de abril (mais informação aqui), e participará na Jornada dedicada à obra fílmica de José Agrippino de Paula, no dia 12 (mais informação aqui). No dia 12, pelas 21.30, no Teatro da Cerca, terá ainda lugar uma sessão de apresentação da recente edição da obra teatral de Plínio Marcos (6 volumes, na Funarte, em 2017). As aulas contarão com o apoio do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa, do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e, no caso da Jornada Agrippino, ainda com o apoio dos Estudos Artísticos da FLUC e do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Todas as aulas serão abertas e serão atribuídos certificados de presença.

Fonte: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas