Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Formação

III Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Sociais, Saúde, Psicologia

Apresentação

Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto, os desastres naturais, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais, constituindo acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna.

Destaca-se assim a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em trauma psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe.

Neste sentido, o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto Sociedade Membro da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS), vai dar início ao III Curso de Formação em Psicotraumatologia com acesso ao Certificado Europeu de Psicotraumatologia, validado pela ESTSS. 


Objetivos

  1. Dotar os/as formandos/as de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente em trauma pós-crise, desastre ou catástrofe;
  2. Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica;
  3. Implementar estratégias de prevenção, intervenção, tratamento no trauma psicológico, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos;
  4. Conciliar a formação obtida com os dados curriculares necessários ao certificado europeu de Psicotraumatologia da responsabilidade da ESTSS;
  5. Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de intervenção em Psicotraumatologia.


Critérios de seleção

Público-Alvo

  • Profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
  • Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (elementos de equipas de emergência, militares, socorristas, membros de forças de segurança, jornalistas, etc.).

Critérios Mínimos de Seleção

  • Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.
  • Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas supramencionadas, adjacentes ou relacionadas com o trauma psicológico


Estrutura e certificação

Estrutura do curso

O III Curso de Formação em Psicotraumatologia na sua generalidade será constituído por módulos (workshops) periódicos, organizados em 6 sessões obrigatórias e 9 sessões opcionais, que se realizarão de forma alternada, nas instalações do CES Lisboa e do CES Coimbra.

Esta edição do curso terá início a 28 de outubro de 2017 e realizar-se-á no CES Lisboa.

Os módulos são pontuados com créditos fixos e sujeitos a avaliação obrigatória.

Critérios para Certificação

Caso o/a participante do Curso de Formação em Psicotraumatologia se queira candidatar ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS é para isso condição necessária ser membro da ESTSS. Os/as associados/as do Centro de Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.

No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Centro de Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento do Formulário on-line de adesão ou da ficha de inscrição no(s) workshop(s).

Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os 6 módulos obrigatórios, acrescendo 4 módulos opcionais necessários para atingir 100 pontos de creditação.

Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla. O questionário será disponibilizado pelo Centro de Trauma, que comunicará à ESTSS os resultados obtidos por cada candidato/a. Cabe à ESTSS o registo da creditação acumulada e a atribuição do Certificado.

O diploma de certificação da ESTSS tem um custo associado de 40 euros (negociação para escalão inferior em curso), para assegurar a gestão administrativa do Certificado.

Os módulos serão periódicos, com creditação cumulativa maioritariamente de 10 pontos.

Vagas

Para se realizarem, os workshops deverão ter um número mínimo de 20 participantes. O número máximo de participantes é de 50.

Existindo vagas nos vários módulos, poderão ser admitidos/as participantes não candidatos/as ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia. 

Nos módulos opcionais, o número mínimo de participantes exigível para que os mesmos se realizem é de 10 participantes.
 

Inscrição e custos

Inscrição

A inscrição é individual e feita em duas modalidades:

  1. Frequência do ciclo completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais à escolha);
  2. Frequência por módulo, mediante preenchimento de um formulário on-line disponível no website do CES e do Centro de Trauma.

Custos

  1. O custo do curso completo, que engloba: 6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais a escolha, é de 700 euros, na modalidade de pronto pagamento ou de pagamento em três parcelas: 1ª (300 euros) no ato da inscrição; 2ª (200 euros) até 17 de fevereiro de 2018; 3.ª (200 euros) até 14 de julho de 2018, para os/as participantes associados/as individuais do Centro de Trauma ou para os/as participantes propostos/as por instituições parceiras do Centro de Trauma.
  2. Em caso de frequência de módulos isolados o custo será de 75 euros/módulo para associados/as do Centro de Trauma e de 85 euros/módulo para não associados/as.
  3. Para os/as associados/as do Centro de Trauma, inscritos/as no Curso Completo (6 módulos obrigatórios + 4 módulos opcionais), que pretendam frequentar módulos opcionais extra, o custo é de 45 euros.
  4. Para obtenção do Certificado Europeu em Psicotraumatologia são necessários dois requisitos obrigatórios, que incluem os seguintes custos: 
    a) Ser associado/a do Centro de Trauma, e, por inerência, da ESTSS, com quotas anuais regularizadas (valor da quota de associados/as individuais – 27 euros; associados/as parceiros – 17 euros);  
    b) Inscrever-se no site da ESTSS e registar-se no Certificado, aplicando-se, para gestão administrativa da certificação, uma taxa única, atualmente de 40 euros, paga diretamente à ESTSS.

Programa e formadores

Os conteúdos e formadores serão anunciados consoante confirmações. Salvaguardando pontuais alterações que se revelem indispensáveis os temas e as datas previstas para os módulos serão os seguintes:

MÓDULOS OBRIGATÓRIOS - 1 DIA: 09h30-19h30 (10 HORAS) – 10 PONTOS | CES Lisboa

1º. Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito?  - 28 de outubro de 2017

Conteúdos - Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico.

Formadores/as - António Sousa Ribeiro (Professor catedrático, Faculdade de Letras da UC/CES), José Paz (Psicanalista, Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica), Bita Ghafoori (Psicóloga Clínica, docente na California State University – CSULB. Long Beach Trauma Recovery Center e Fulbright Specialist Program), Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES), Paula Coutinho (Intensivista, Unidade de Cuidados Intensivos [CHUC]).

2º. Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma – 18 de novembro de 2017

3º. Trauma: intervenção precoce na crise – 16 de dezembro de 2017

4º. Intervenção na Crise: Primeiros Socorros Psicológicos – 20 de janeiro de 2018

5º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 1) – 17 de fevereiro de 2018

6º. Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 2) – 17 de março de 2018

MÓDULOS OPCIONAIS - 1 DIA 09h30-19h30 (10 HORAS) – 10/20 PONTOS | CES Coimbra/Lisboa

7º. Aspetos Forenses do Trauma – 14 de abril de 2018 (CES Coimbra)

8º. Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco – 12 de maio de 2018 (CES Lisboa)

9º. Trauma e media – 06 de junho de 2018 (CES Lisboa)

10º. O Trauma dos Profissionais: Crescimento pessoal, Burnout e Trauma Secundário – 14 de julho de 2018 (CES Coimbra)

11º. Trauma em Crianças e Adolescentes – 22 de setembro de 2018 (CES Coimbra)

12º. Transculturalidade do Trauma – 29 de setembro de 2018 (CES Coimbra)

13º. Redes europeias de intervenção no Trauma: a rede TENTS-TP – 13 de outubro de 2018 (CES Lisboa) | (20 pontos)

14º. Trauma, Perda e Luto – 20 de outubro de 2018 (CES Coimbra)

15º. Ameaças em Curso: Traumas Anunciados? – 27 de outubro de 2018 (CES Lisboa)
 

Ficha de inscrição disponível no site do CES

Mais informações em: http://www.ces.uc.pt/centrodetrauma/

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas