VII Prêmio Antropologia e Ciências Humanas - “Direitos, conflitos e cidadania”
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) premiará trabalhos que versem sobre Direitos Humanos. As inscrições para o VII Prêmio Antropologia e Ciências Humanas, com o tema “Direitos, conflitos e cidadania”, estão abertas até o 1º de novembro. Os interessados podem participar nas categorias, doutorado, mestrado e graduação e o concurso tem como prêmio a publicação do trabalho em formato e-book.
Há vários anos, a ABA elegeu os Direitos Humanos como tema de seu concurso de monografias, em virtude da contribuição crítica que a Antropologia tem oferecido a esse campo teórico e político. A formação antropológica aguça a sensibilidade crítica e relativizadora, o que ajuda a questionar preconceitos, evitar fundamentalismos de todo tipo e a reconhecer os "direitos" dos outros. Como antropólogos e antropólogas contemporâneos, sabemos que os direitos humanos – sua definição e alcance – estão no centro de inúmeros embates políticos e que, em muitos contextos, acabam sendo veículos para discursos e intervenções etnocêntricas. Por outro lado, sabemos também que a universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado de nossa prática profissional.
Nesta perspectiva o prêmio ABA/Direitos Humanos busca estimular novas reflexões sobre o tema, enfatizando particularmente os aspectos relativos aos temas de “Direitos, conflitos e cidadania”. Esperamos que este concurso represente um incentivo adicional ao debate sobre o papel da antropologia no mundo contemporâneo e que esse debate possibilite o redimensionamento de nossa atuação profissional, sobretudo no que diz respeito ao campo dos direitos humanos.
Mais informações no edital em anexo, no site da ABA e também através do e-mail premiodireitoshumanos@abant.org.br.



