Domingo, 28 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Universidade de Cambridge seleciona Investigador Associado em Arqueologia Histórica da África Austral

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Arqueologia, Estudos Africanos, História

O McDonald Institute for Archaeological Research da Universidade de Cambridge está atualmente a aceitar candidaturas para o cargo de Investigador Associado em Arqueologia Histórica da África Austral. Esta nomeação tem um prazo fixo de 30 meses. A candidatura selecionada trabalhará como membro do projeto financiado pelo Frontiers Research Grant ENTANGLED: Entangled materialities and new global histories from Southern Africa, liderado pela Dra. Abigail Moffett da Universidade de Cambridge.

ENTANGLED é um projeto interdisciplinar que se estenderá por cinco anos (2024-2029). O seu objetivo é combinar análises científicas de vários materiais arqueológicos com pesquisas históricas e etnográficas, a fim de explorar as ligações entre a África Austral e o Mundo do Oceano Índico durante a Idade Média Global (500-1500 dC). A equipa principal, constituída pela investigadora principal, dois investigadores de pós-doutoramento, um doutorando e o coordenador do projeto, estará sediada na Universidade de Cambridge. Esta equipa principal irá colaborar estreitamente com vários parceiros no Reino Unido e internacionalmente. Adicionalmente, o projeto terá uma forte presença em Moçambique, onde uma parte significativa da investigação será conduzida.

Procuramos um investigador meticuloso, imaginativo e cooperativo que possua conhecimentos em arqueologia histórica e investigação interdisciplinar. O candidato ideal terá uma compreensão aprofundada da arqueologia e história da África Austral e Oriental. Devem prosperar num ambiente de equipa e estar ansiosos para contribuir para agendas de investigação mais amplas.

Os candidatos devem ter um doutoramento ou ter apresentado a sua tese no momento da nomeação.

O candidato selecionado deverá trabalhar em vários locais, principalmente no Instituto McDonald em Cambridge, mas também durante viagens de investigação e recolha de dados em Moçambique e outros locais relevantes, incluindo Portugal. As principais responsabilidades incluirão a documentação das rotas comerciais na África Austral através de uma combinação de métodos de investigação etnográfica, histórica e arqueológica. A capacidade de colaborar eficazmente com uma equipa diversificada, partilhando ideias e dados, é essencial.

A data de início prevista é 13/05/2024 ou logo que possível.

A Universidade está empenhada em promover a igualdade, diversidade e inclusão e incentiva candidaturas de indivíduos de todas as origens. Os candidatos oriundos de África são particularmente encorajados a candidatar-se.

O prazo para apresentação de candidaturas é sexta-feira 15 de março de 2024.

As entrevistas serão realizadas na segunda-feira, 15 de abril de 2024.

Mais informações e candidaturas: Research Associate in Historical Archaeology of Southern Africa

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas