Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Segunda fase de candidaturas ao Programa de Apoio aos Agentes Culturais da região Norte

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Programas, Cultura

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) divulga a abertura do período de candidaturas à segunda fase do Programa de Apoio aos Agentes Culturais (PAAC).

A 2ª fase de candidaturas decorrerá entre 1 e 15 de agosto, a título excecional, destinando-se a projetos cuja conceção apenas é possível a partir do 2º semestre do ano.

O Programa de Apoios aos Agentes Culturais destina-se a apoiar iniciativas e projetos de agentes culturais (entidades individuais ou associativas, locais ou regionais) que respondam a necessidades específicas da região Norte.

Para efeitos de apreciação das candidaturas e atribuição de apoios, serão considerados os seguintes critérios, encarados como prioritários:

1. Preservação, valorização e promoção do património cultural, da Língua Portuguesa e do Mirandês;
2. Educação para a cultura e para a arte, desenvolvendo atividades de natureza cultural e educativa, sobretudo junto do público infantil e juvenil;
3. Inovação artística e cultural, promovendo a pesquisa, criação e experimentação, numa perspetiva de atualização do tecido artístico e cultural;
4. Combate à exclusão social e à desertificação do interior, incluindo na programação itinerâncias, numa lógica de circulação pela região, privilegiando as zonas menos favorecidas em termos de oferta cultural;
5. Formação de novos públicos, envolvendo a participação ativa das comunidades, numa ótica de promoção da qualidade de vida e da qualificação das populações, num exercício de cidadania;
6. Criação de parcerias e redes de colaboração, numa lógica de produção artística e cultural em rede, com diversos organismos, como autarquias, escolas, fundações, ou outras instituições.

As entidades interessadas em beneficiar do Programa de Apoio da DRCN devem, após leitura do Regulamento de Apoio aos Agentes Culturais, preencher o formulário de candidatura e proceder ao seu envio para os serviços da DRCN. O envio do formulário deverá ser feito, exclusivamente, via correio postal para a seguinte morada:

Direção Regional de Cultura do Norte
Praceta da Carreira
5000 – 560 Vila Real.

Para mais informações visite o portal da DRCN.

Regulamento e Formulário de Candidatura