Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Professor Visitante no Exterior (PVE) | Novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ensino Superior, Mobilidade, Programas

O antigo Programa de Estágio Sênior no Exterior e o antigo Programa de Pós-Doutorado no Exterior passarão a se chamar, a partir de 2018, Programa Professor Visitante no Exterior – Sênior e Programa Professor Visitante no Exterior – Júnior, e serão regidos pelas normas do Regulamento de Bolsas Internacionais no Exterior. O edital para o programa tem novo prazo de inscrição: até o dia 24 de janeiro.

O Programa de Professor Visitante no exterior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa.

Modalidade de bolsas e benefícios

Modalidade:

  1. Professor Visitante no Exterior Sênior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de 12 (doze) anos de doutoramento, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo;
  2. Professor Visitante no Exterior Júnior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até 12 (doze) anos de doutoramento, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo.

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio-instalação
  • Auxílio-deslocamento
  • Auxílio seguro saúde

Duração:

Mínimo de 04 e máximo de 12 meses, prorrogáveis por até 6 (seis) meses sem ônus para a Capes, desde que autorizado pela instituição empregadora e pela Capes.

Inscrição:

  • As inscrições são gratuitas e feitas por preenchimento de formulário de inscrição online. O envio de documentos deve ser em formato .pdf até a data limite de inscrição definida em chamada pública do processo seletivo.
  • Etapas do processo seletivo: após as inscrições e o envio dos documentos, haverá análise documental; análise de mérito acadêmico e do projeto; classificação; homologação e divulgação do resultado.
  • Requisitos: Professor Visitante no Exterior Sênior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de 12 (doze) anos de doutoramento. Professor Visitante no Exterior Júnior: Professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até 12 (doze) anos de doutoramento.

Mais informações no site da Capes.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas