Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Programa Professor Visitante no Exterior (PVE) | Novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ensino Superior, Mobilidade, Programas

O antigo Programa de Estágio Sênior no Exterior e o antigo Programa de Pós-Doutorado no Exterior passarão a se chamar, a partir de 2018, Programa Professor Visitante no Exterior – Sênior e Programa Professor Visitante no Exterior – Júnior, e serão regidos pelas normas do Regulamento de Bolsas Internacionais no Exterior. O edital para o programa tem novo prazo de inscrição: até o dia 24 de janeiro.

O Programa de Professor Visitante no exterior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa.

Modalidade de bolsas e benefícios

Modalidade:

  1. Professor Visitante no Exterior Sênior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de 12 (doze) anos de doutoramento, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo;
  2. Professor Visitante no Exterior Júnior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até 12 (doze) anos de doutoramento, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo.

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio-instalação
  • Auxílio-deslocamento
  • Auxílio seguro saúde

Duração:

Mínimo de 04 e máximo de 12 meses, prorrogáveis por até 6 (seis) meses sem ônus para a Capes, desde que autorizado pela instituição empregadora e pela Capes.

Inscrição:

  • As inscrições são gratuitas e feitas por preenchimento de formulário de inscrição online. O envio de documentos deve ser em formato .pdf até a data limite de inscrição definida em chamada pública do processo seletivo.
  • Etapas do processo seletivo: após as inscrições e o envio dos documentos, haverá análise documental; análise de mérito acadêmico e do projeto; classificação; homologação e divulgação do resultado.
  • Requisitos: Professor Visitante no Exterior Sênior: professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua mais de 12 (doze) anos de doutoramento. Professor Visitante no Exterior Júnior: Professor ou pesquisador, com vínculo empregatício, que possua até 12 (doze) anos de doutoramento.

Mais informações no site da Capes.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas