Sábado, 22 de Setembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha, Galiza, Portugal

Ciências Sociais, Programas

Criado em 1984, o Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), é um programa de cooperação multilateral científica e tecnológica voltado à inovação, e destina-se à promoção da região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras de países ibero-americanos.

Os países signatários do CYTED são Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

Atualmente, as Áreas Temáticas componentes do CYTED são Agroalimentação; Saúde; Promoção do Desenvolvimento Industrial; Desenvolvimento Sustentável, Mudança Global e Ecossistemas; Tecnologias de Comunicações e informações e Ciência e Sociedade.

No âmbito do CYTED estão abertos os concursos às Redes Temáticas e aos Fóruns CYTED. 

Redes Temáticas

As Redes Temáticas são redes de investigação e desenvolvimento compostas por entidades públicas/privadas e empresas dos países membros CYTED para o intercâmbio de conhecimentos nas áreas definidas pelo programa. O financiamento destina-se às atividades de coordenação das redes, como a mobilidade do staff, organização de workshops, cursos e publicações, com um limite máximo de 30.000 euros anuais. As redes têm uma duração máxima de quatro anos para as 1-7 e de dois anos para a área 8.

Fóruns CYTED

Os Fóruns CYTED são reuniões entre empresários e investigadores iberoamericanos com os objetivos de abordar temáticas do sector tecnológico para a promoção de projetos de inovação, cooperação e transferência de conhecimento. São financiadas as viagens e alojamento de representantes de empresas iberoamericanas no valor máximo de 10 mil euros.

A data limite para a apresentação de candidaturas para ambos os concursos é 25 de abril de 2018

Mais informações e o formulário de submissão de propostas podem ser encontradas na página do CYTED.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas