Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – Alagoas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas de investigação, Mobilidade

O Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - Alagoas tem chamada aberta do processo de inscrição de propostas para a obtenção de financiamentos a projetos, publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Acordo de Cooperação Técnica nº 680001/2014-0.

O objetivo é estimular, por meio da concessão de bolsa, a atração e fixação de pesquisadores doutores, com experiência em ciência, tecnologia e inovação e reconhecida competência profissional em instituições de ensino superior pública e de pesquisa do Estado de Alagoas, visando promover a renovação do quadro de recursos humanos das referidas instituições, propiciando o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes e a criação de novas linhas de pesquisa de interesse regional, através da contínua integração entre o setor acadêmico, científico e o Estado e contribuir para diminuição das desigualdades em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, assim reconhecidas pelo CNPq e FAPEAL, atuando em duas vertentes:

1. Regionalização: caracterizada pela atração de doutores de outras regiões para instituições de ensino e pesquisa localizadas na região metropolitana de Maceió. Neste caso, não é permitida a concessão da bolsa para doutores formados ou radicados no Estado, exceto se já exerceu atividade por mais de um ano em outro Estado e deseja retornar para Alagoas.

2. Interiorização: caracterizada pela atração de doutores para microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, assim reconhecidas pelo CNPq e FAPEAL, fora da área metropolitana de Maceió. Para essa vertente é permitida a concessão de bolsa a doutor formado ou radicado no Estado de Alagoas.

Requisitos:

Do Proponente:
a) Ter título de doutor;
b) Atuar na área da proposta apresentada;
c) Estar desvinculado do mercado de trabalho no momento da implementação;
d) Não ser beneficiário de bolsa de qualquer outra instituição, nacional ou internacional, durante a vigência da bolsa DCR;
e) Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/);
f) Possuir cadastro atualizado no SIGFAPEAL (http://sigfap.fapeal.br/);
g) Estar inserido em Grupo de Pesquisa, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
h) Dedicar-se integralmente às atividades previstas no projeto;
i) Submeter apenas uma proposta na presente Chamada;
j) O proponente beneficiado com a bolsa DCR fará jus ao auxílio-deslocamento, quando pertinente, apenas uma vez, mesmo que venha a ser beneficiado com bolsa DCR em outro Estado;
k) Incluir na proposta os pesquisadores, técnicos e instituições colaboradoras que tenham prestado anuência formal escrita, a qual deve ser mantida sob a guarda do proponente, durante toda a sua execução;
l) Ser responsável pela proposta, no que diz respeito à prestação de contas e relatórios técnico/científico, nos termos do Artigo 299 do Código Penal Brasileiro e de acordo com as orientações da FAPEAL; e
m) Estar adimplente com a FAPEAL e com o CNPq.

O CNPq ficará responsável pelo enquadramento da bolsa DCR, segundo critérios especificados a seguir:

a) Categoria A (DCR-A): doutor, no mínimo, com 10 (dez) anos de experiência comprovada na execução de projetos científico-tecnológicos; na coordenação de projetos de C,T&I; na criação e consolidação de grupos de pesquisa; ter publicado trabalho relevantes nos âmbitos internacional e nacional; ter experiência comprovada na formação de mestres e/ou doutores. O valor da bolsa é de R$ 6.200,00 (seis mil e duzentos reais) mensais;

b) Categoria B (DCR-B): doutor há, no mínimo, 05 (cinco) anos, com experiência na execução/coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação. Ter publicações de âmbito nacional e/ou internacional. O valor da bolsa é de R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) mensais;

c) Categoria C (DCR-C): doutor com menos de 05 (cinco) anos de titulação, com experiência comprovada na execução/coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação e com publicações em âmbito nacional. O valor da bolsa é de R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) mensais.

Proponente, supervisor e os membros da equipe de execução do projeto deverão se cadastrar obrigatoriamente no SIGFAPEAL, através do endereço http://sigfap.fapeal.br/. As propostas poderão ser submetidas até às 13 horas e 59 minutos do dia 16 de outubro de 2015.

Mais informação no Edital anexo e no Site: