Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Programa de Cátedras para professores e pesquisadores convidados IHEAL 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Ciências Humanas e Sociais, Mobilidade

Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 atribui vagas de convidados no seu programa de Cátedras para professores e pesquisadores que trabalham sobre a América Latina no domínio das ciências humanas e sociais. Essas vagas, disponibilizadas pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, inscrevem-se dentro de uma política francesa de cooperação científica.
 
A chamada de candidaturas para as cátedras de professores convidados 2018-2019 encontra-se aberta até o dia 6 de janeiro de 2018. 

Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol, português ou em inglês


Condições de acesso

  1. O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutoradoser professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura
  2. O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses, de setembro a dezembro ou de janeiro a abril), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.
  3. Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL.
  4. O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Durante o ano letivo 2018-2019, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas disciplinas de geografia, economia e  antropologia, como também nas áreas de estudo relativas à América Central, ao Caribe e aos países andinos.

Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

O dossiê completo (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes do 7 de janeiro de 2018 (hora francesa).

Mais informações no site do IHEAL.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas