Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo 2017

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Ensino Superior, Investigação, Mobilidade, Programas

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo  – por intermédio do Instituto Francês do Brasil (IFB) –, lançaram chamada de propostas do programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo.

Trata-se do sétimo edital do programa voltado a professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior.

O objetivo das cátedras, que são codirigidas por um professor brasileiro, é apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes e fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência já existentes.

O programa permite acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas, de todas as disciplinas, por um período de 45 dias a dois meses.

Os professores selecionados pela Unicamp e USP receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira de valor igual ao salário de um professor de nível equivalente na universidade paulista anfitriã. Os candidatos selecionados pela Unesp receberão uma bolsa mensal da universidade no valor igual ao salário de um pós-doutorando para os candidatos não titulares de uma Habilitação a Dirigir Pesquisas (HDR). O Instituto Francês do Brasil financiará a passagem aérea de ida e volta em classe econômica e o seguro internacional (responsabilidade civil, despesas de saúde, invalidez e repatriamento etc.).

Os projetos deverão ser enviados até 11 de novembro de 2016 aos responsáveis pelas relações internacionais das universidades paulistas e ao Consulado Geral da Franca/IFB em São Paulo, nos seguintes endereços:

Mais informações, em francês e em português, no site do programa: http://saopaulo.ambafrance-br.org/Lancamento-do-7o-edital-do-programa-das-Catedras-Franco-Brasileiras-no-Estado.

Agência FAPESP
Andre Deak: São Paulo - Skyline by night; CC BY 2.0