Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Programa de Bolsas para Estudos sobre Macau - UC

Início: Fim: Países: Portugal, Macau

Doutoramento, Mestrado, Bolsas, Concursos

Prolongamento do prazo de candidatura

Sobre a Fundação Macau

Uma das atribuições essenciais da Fundação Macau é a promoção do desenvolvimento das ações de carácter educativo, e que visam a promoção de Macau. Desde a sua criação, a Fundação tem vindo a apostar, na melhoria das instalações e equipamentos escolares e no aperfeiçoamento dos recursos humanos da área educativa, bem como, através da atribuição de bolsas de estudo, a apoiar a formação dos quadros qualificados para Macau, China Continental e países asiáticos e lusófonos.

A intenção das bolsas de estudo é fomentar os estudos sobre a RAEM, por forma a “atrair mais estudiosos a desenvolverem estudos e investigação sobre a história e cultura de Macau”, “reforçar os trabalhos nas áreas académica e cultural, criando novas oportunidades para a população e em particular para os jovens, de modo a dar a conhecer melhor a história e cultura de Macau”. Pretende-se antes de mais “fazer crescer na população o sentimento de pertença, com o objetivo de dar a conhecer Macau como uma cidade cultural”.

A Fundação Macau pretende, assim, vir alargar a atribuição de bolsas a novos alunos que se distingam em outras áreas de estudo, principalmente nas áreas que tenham mais interesse para o desenvolvimento de Macau.

Programa de Bolsas para Estudos sobre Macau

No âmbito do protocolo existente entre a Universidade de Coimbra e a Fundação Macau, com vista a estimular os Estudos sobre Macau, declara-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutoramento (no âmbito das Ciências Sociais e Humanas), nos termos do Regulamento de Atribuição.

Podem candidatar-se às Bolsas os mestrandos e doutorandos da Universidade de Coimbra cujo tema da respetiva dissertação ou tese seja respeitante a “Estudos sobre Macau”, designadamente sobre um tópico relacionado com a história das relações da Universidade de Coimbra e Macau.

Os interessados deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de todos os documentos solicitados para dri@uc.pt

O período de receção das candidaturas decorre até 30 de Setembro de 2014.

Universidade de Coimbra