Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Programa de bolsas de estudo da ONU para afrodescendentes

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Suíça

Bolsas, Estudos Africanos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Afro-Brasileiros, Estudos Afro-Americanos, Direitos Humanos

Estão abertas as Inscrições para o Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes. O Programa oferece uma oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana vivendo fora do continente africano, em questões de direitos humanos, de particular importância para as(os) afrodescendentes em todo o mundo. Os candidatos devem trabalhar em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias e ter fluência na língua inglesa.  O período de inscrição termina em 31 de maio de 2017.

Os tópicos incluem: direito dos direitos humanos, formas de discriminação racial, acesso à justiça, ‘perfilamento racial’ (racial profiling), entre outros. Bolsistas aprendem sobre uma ampla gama de instrumentos e mecanismos legais antirracismo da ONU, promovendo capacitação para combater o racismo e a discriminação racial, bem como na proteção e promoção dos direitos humanos.

Após a conclusão do programa de três semanas de duração, os bolsistas anteriores realizaram iniciativas de conscientização e capacitação de direitos humanos para a sociedade civil que trabalha para promover os direitos de afrodescendentes em seus respectivos países. Bolsistas também apoiaram o envolvimento da sociedade civil com a ONU durante as missões em seus países, entre outras contribuições.

O Programa de Bolsas de Estudo é uma das principais atividades realizadas durante a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2015-2024), lançada para melhorar efetivamente a situação dos direitos humanos dos povos afrodescendentes em todo o mundo.Candidatas(os) devem ser fluentes em inglês, ter um mínimo de 4 anos de experiência profissional na promoção de direitos afrodescendentes e devem fazer parte de uma organização que trabalha em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias.

Bolsistas selecionadas(os) devem estar disponíveis para assistir todo o Programa, que será realizado em Genebra, Suíça, de 13 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

Mais informações através do e-mail africandescentfellowship@ohchr.org e na página das bolsas de estudo da ONU para afrodescendentes.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas