Terça-feira, 19 de Março de 2024

Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2017 - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquivos, Museus, Património Cultural, Prémios

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Arquivologia / Maria Odila Fonseca 2017. O prêmio, do Arquivo Nacional (Brasil) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país e se divide em três categorias:

• Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação;
  • Melhor Dissertação de Mestrado e
  • Melhor Tese de Doutorado.

Tal iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da UFF e servidora do Arquivo Nacional. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio. O prêmio consiste na publicação dos trabalhos (na categoria graduação, publicação digital, nas outras, publicação impressa de mil exemplares).

A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas. A Comissão avaliará os trabalhos concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Arquivologia, ineditismo na abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto, citações, transcrições, notas, observações,referências completas das fontes e bibliografia consultadas, conforme Regulamento.

Mais informações no edital em anexo e na página do Arquivo Nacional.