Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Prêmio Internacional de História Intelectual na América Latina 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, México

Estudos Latino-Americanos, História, Prémios

A Universidade de São Paulo, por intermédio do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM, o Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA) “Trabalho Intelectual, Pensamento e Modernidade na América Latina, Séculos XIX e XX” e o Instituto de Investigações Histórico-Sociais (IIH-S) da Universidade Veracruzana convocam a Terceira Edição do Prêmio Internacional de História Intelectual na América Latina. O período de inscrição vai até 27 de fevereiro de 2018.

Este prêmio será destinado a artigo original, relativo ao domínio de tema histórico, escrito por um(a) jovem investigador(a) doutorando(a) ou recém doutor(a), não excedendo o período de três anos entre a data da defesa da tese e a data de submissão do artigo ao comitê avaliador do prêmio.

O artigo deve respeitar as normas indicadas e demonstrar domínio historiográfico crítico (bibliografia e relação de fontes documentais consultadas, notas de pé de página, etc.). Na perspectiva indicada todos os temas são admitidos. O artigo deve ser inédito, redigido em português ou espanhol, e não ter sido publicado nem premiado anteriormente, tampouco pode ter sido submetido e estar sendo avaliado para outro prêmio ou periódico. Cada participante poderá inscrever um trabalho.

O/a autor/a do texto premiado cederá com exclusividade os direitos da primeira edição à Ulúa, Revista de Historia, Sociedad y Cultura. Ademais, o/a autor/a do artigo premiado receberá da Coordenação do VI Encontro do Grupo de Trabalho da Associação Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA) “Trabalho Intelectual, Pensamento e Modernidade na América Latina, Séculos XIX e XX”, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e dos coordenadores do Grupo de Trabalho AHILA, a quantia de 1.500,00 reais. O prêmio será único e não poderá ser dividido entre dois artigos. A comissão de avaliadores poderá declará-lo nulo ou ainda conceder menções honoríficas que considerem convenientes, sem dotação econômica.

A entrega do prêmio será na cerimônia de encerramento do VI Encontro do Grupo de Trabalho da AHILA: “Trabalho Intelectual, Pensamento e Modernidade na América Latina, Séculos XIX e XX”, Congresso Internacional de História: “Cultura e História na Criação Intelectual na Europa e na América Latina, Séculos XIX e XX”, em São Paulo, Brasil, que será realizado de 16 a 18 de maio de 2018.

Mais informações nos editais em anexo e no site: https://www.uv.mx/tipmal/tercera-edicion/.