Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Prémio de Tese de Mestrado sobre a África da Universidade de Leiden

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Holanda, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Ciências Humanas e Sociais, Mestrado, Prémios

O Centro de Estudos Africanos da Universidade de Leiden (ASCL), na Holanda, está com candidaturas abertas para o seu prémio de teses de mestrado sobre a África.

O prémio tem como objetivo incentivar a pesquisa sobre a África e promover o estudo das culturas e sociedades africanas. O prémio é atribuído anualmente a um estudante cuja tese de mestrado tenha sido concluída com base na pesquisa realizada sobre a África. O prémio tem um valor pecuniário de 500 € e a tese vencedora será publicada na Coleção de Estudos Africanos do ASCL. Todas as teses apresentadas serão disponibilizadas em linha através do catálogo da biblioteca do ASCL.

 

Quem pode se candidatar

Qualquer estudante de último ano que tenha completado a sua tese de mestrado com distinção (80% ou superior, ou uma classificação holandesa de pelo menos um 8) em uma universidade na África ou na Holanda.

A tese

A tese tem que ser baseada em pesquisa empírica independente relacionada à África, em um dos temas listados abaixo, e deve ter sido examinada nos doze meses anteriores à data limite para a apresentação de manuscritos (ver abaixo). A tese pode ser apresentada se ela for escrita em Inglês, Francês ou Holandês.

Tema da tese

Pode ser enviada qualquer tese tematicamente relacionada com questões sócio-geográficas, económicas, políticas, jurídicas ou antropológicas; ou ainda no âmbito das ciências humanas, como a história, a religião ou a literatura, com exceção de estudos da linguagem ou estudos semióticos. O seu foco geográfico deve ser o continente africano as comunidades na diáspora. A tese deve ser socialmente relevante.

Prazo de apresentação

O prazo para a apresentação de teses decorre até o dia 10 de julho de 2016 às 24:00. O/A vencedor/a irá apresentar a sua pesquisa em um seminário do ASCL em novembro ou dezembro de 2016.

 

Os seguintes especialistas estão no júri desta edição do Prémio de Tese sobre a África:

    Dr. Nicky Pouw (Universidade de Amesterdão) (presidente)
    Dr Akinyinka Akinyoade (African Studies Centre Leiden)
    Drs Wim Brummelman (jornalista NRC)
    Ms. Likoko Eunice (Universidade de Amesterdão)
    Dr Karin Nijenhuis (African Studies Centre Leiden)

Para mais informações ou consultas sobre a apresentação de uma tese, entre em contacto com a secretaria da Comissão do Prémio ASCL, Trudi Blomsma: asc@ascleiden.nl.

Mais informações (em inglês): http://www.ascleiden.nl/content/africa-thesis-award

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas