Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Prémio Berta Cáceres para pesquisadoras latino-americanas e caribenhas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Sociais, Pesquisa, Prémios

O Clacso - Conselho Latino-americano de Ciências Sociais lançou, na semana das mulheres, o prémio Berta Cáceres para grupos de pesquisadoras. As inscrições estão abertas até 12 de junho.

O Prémio Berta Cáceres «A luta das mulheres pela igualdade na América Latina e no Caribe» é uma homenagem à líder camponesa hondurenha brutalmente assassinada no dia 3 de março de 2016 e é destinado aos grupos de pesquisadoras de todos os países da América Latina e do Caribe. Cada grupo postulante deve ser composto por, pelo menos, três mulheres de três países diferentes da região.

A chamada visa promover e fortalecer as relações entre as intervenientes no domínio da investigação social e os movimentos de mulheres, articulando a investigação e o ativismo, o pensamento académico rigoroso e a luta social; as equipes que se candidatem para o Prémio deverão possuir alguma vinculação ou ter qualquer relação com grupos e movimentos de mulheres, especificando essa relação na proposta a ser apresentada.

O prémio será de $ 15.000 (quinze mil dólares) para a equipe vencedora. USD $ 5.000 serão destinados a cobrir os custos de mobilidade da equipa para a realização de reuniões entre as participantes, parta o trabalho de campo, seminários, etc. Além disso, serão concedidas até três menções honrosas segundo os critérios de originalidade, relevância e qualidade académica.

As inscrições devem ser feitas online e estão abertas de 31 de março até 12 de junho de 2017.

Mais informações no site da Clacso.