Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Pós-Doutorado para o Centro de Política e Economia do Setor Público – FGV-CEPESP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Pós-Doutoramento, Ciência Política

O Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 17 de agosto de 2017.

As oportunidades estão vinculadas ao Projeto Temático “As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros” que tem Luiz Felipe Alencastro como pesquisador responsável.

O bolsista selecionado para a primeira vaga atuará na pesquisa intitulada “A coordenação eleitoral no Brasil: 1900-1964”, sob a coordenação de Luiz Felipe Alencastro. O principal objetivo do projeto é analisar as instituições políticas no período 1900-1964.

O bolsista selecionado para a segunda vaga atuará na pesquisa "Organizações partidárias locais e seu impacto eleitoral pós-2015", sobre o papel e importância das organizações partidárias locais e seu impacto eleitoral após as mudanças nas regras eleitorais registradas no ano de 2015, tanto aquelas resultantes da aprovação da Lei Nº 13.165, quanto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a conclusão da votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650. A coordenação é do pesquisador principal, Ciro Biderman.

O principal objetivo do projeto é mensurar se partidos com maior nível organizacional possuem estrutura mais forte e institucionalizada para lançar candidaturas e disputar pleitos, o que aumentaria as suas chances eleitorais e sua capacidade de manter-se vivo no mercado eleitoral, uma vez que os recursos de origem privada se tornaram escassos com a proibição da doação empresarial.

Espera-se que o bolsista dessa vaga apresente habilidade para trabalhar com metodologias qualitativas e quantitativas e participe das atividades de pesquisa do projeto temático.

Para ambas as vagas, as tarefas específicas incluem a preparação de relatórios, a construção de base de dados, a participação em conferências e outras atividades coletivas do projeto, e a elaboração de manuscritos para publicação.

Os interessados devem encaminhar carta descrevendo uma proposta preliminar de trabalho e o respectivo Currículo Lattes ou Vitae para: FGV-Cepesp, Rua Itapeva, 286, 10º andar, São Paulo, SP, 01332-000. As cartas de submissão de candidaturas também podem ser enviadas para o endereço eletrônico FGV-Cepesp (cepesp@fgv.br).

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1680 e www.fapesp.br/oportunidades/1681.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Fonte: Agência FAPESP.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas