Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Institutos Max Planck oferecem bolsas para Doutorado e Pós-doutorado

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha, Brasil

Bolsas, Ciências Sociais, Direito, Doutoramento, História, Letras, Língua, Linguística, Pós-Doutoramento

Estão abertas as chamadas para os programas de doutorado das International Max Planck Research Schools (IMPRS) em  três grandes áreas: Ciências Sociais, Humanidades e Direito; Biologia e Medicina e Química e Tecnologia. Os prazos de apresentação de candidaturas variam de acordo com a bolsa oferecida. Há chamadas abertas para bolsas de bolsas de doutorado e pós-doutorado nas áreas de linguística, direito, ciências sociais e história.

As IMPRS são constituídas por um ou mais Institutos Max Planck – são, ao todo, 80 institutos – e trabalham em estreita colaboração com as universidades e instituições de pesquisas, inclusive fora da Alemanha, o que abre oportunidades para jovens pesquisadores brasileiros: metade dos que se formam em uma IMPRS são estrangeiros.

Com três anos de duração, o programa oferece a oportunidade de desenvolver pesquisa em tema interdisciplinar e de participar de workshops, atividades que propiciam o intercâmbio de informações e permitem aos participantes avaliar sua pesquisa sob diferentes perspectivas. Atualmente, 60 IMPRS estão em funcionamento: 26 em Química, Física e Tecnologia; 23 em Biologia e Medicina; e 11 em Ciências Humanas e Sociais.

Os interessados em participar do programa de doutoramento devem escolher a IMPRS mais relevante para sua pesquisa e entrar em contato diretamente com o coordenador da escola para obter mais detalhes sobre a aplicação.

Os interessados podem consultar o documento em anexo e o documento online, onde os prazos para as candidaturas são atualizados frequentemente.

Mais informações também na Agência Fapesp, na comunidade do Instituto Max Planck e através do e-mail latam@gv.mpg.de.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas