Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses

Início: Fim: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Sociais

No âmbito do projeto RECI/IVC-SOC/0476/2012, Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa vai recrutar 20 bolseiros/as de investigação, licenciados/as, para integrar a equipa responsável por um estudo sobre a Situação Social dos Portugueses. Este estudo é coordenado, em Portugal, por uma equipa que integra o ICS e o ISCSP da Universidade de Lisboa e o ISCTE-IUL.

As bolsas, em tempo integral, decorrerão durante um período de 3 meses, de setembro a novembro de 2015. Os/as bolseiros/as realizarão as suas atividades em diferentes zonas do país, tanto quanto possível próximas da sua residência

O valor das bolsas é de 745€ mensais ao qual acrescem os custos de deslocação associados à realização do trabalho.

A resposta a este anúncio deverá ser feita para alice.ramos@ics.ulisboa.pt. Os resultados serão anunciados no dia 20 de julho e as candidaturas selecionadas deverão comparecer a uma ação de formação de dois dias em Lisboa (23 e 24 de julho) ou no Porto (29 e 30 de julho).

Da candidatura devem fazer parte os seguintes elementos:

‣ Nome, data de nascimento;
‣ Grau académico e instituição que conferiu o grau;
‣ Outros elementos que considerem importantes para uma apreciação positiva da candidatura.

Oferece-se

‣ Experiência de trabalho numa das mais importantes redes académicas de estudos atitudinais europeias, o European Social Survey (www.europeansocialsurvey.org);
‣ Um curso de dois dias em metodologias de estudos quantitativos onde serão abordados os seguintes tópicos:
· Amostragem;
· Construção de questionários: como fazer perguntas?;
· Condução de entrevistas.
‣ Um certificado de participação;
‣ Experiência remunerada de participação num estudo internacional;
‣ Acompanhamento pessoalizado do trabalho a realizar.

Valoriza-se

‣ Ter carta de condução e veículo próprio e disponibilidade total para deslocações pelo país;
‣ Gosto pelo contacto com pessoas;
‣ Gosto pela aprendizagem de novas metodologias;
‣ Elevado sentido de responsabilidade, isto é, motivação para atingir os objetivos de trabalho atribuídos.

Bolsas de Investigação
Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses
Candidaturas abertas até 19 de julho

A IASPP é uma infraestrutura de investigação com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT – Ref:RECI/IVC-SOC//0476/2012) focada em atitudes sociais e políticas em Portugal, numa perspetiva comparada a partir de inquéritos aplicados a amostras probabilísticas. Tendo por base projetos de reconhecido valor, tais como o European Social Survey (ESS) ou o Portuguese Election Studies (PES), a IASPP inclui os programas de investigação Atitudes Sociais dos Portugueses (ASP) e Atitudes Políticas dos Portugueses (APP).