Quinta-feira, 28 de Março de 2024

ILAS | Candidaturas abertas para as Tinker Visiting Professorships

Início: Fim: Países: Brasil, Galiza, Portugal, Estados Unidos, Espanha

Ciências Humanas e Sociais, Programas

A Universidade de Columbia é uma das cinco principais universidades com um/a professor/a convidado/a apoiado/a pela Edward Larocque Tinker Foundation. O objetivo do programa Tinker Visiting Professor é convidar para o campus académicos e profissionais (jornalistas, escritores, artistas, etc.), sendo cidadãos da América Latina ou da Península Ibérica, e que estejam a residir na região, como uma forma de incentivar o contato e colaboração. São também aceites candidaturas do Canadá, desde que o sejam latino-americanistas.

Um/a Tinker Visiting Professor deverá ensinar (ou ensinar conjuntamente) um curso ― pós-graduação/graduação ― na sua área de especialização, sendo aliás convidado/a também a dar duas palestras públicas. O Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) apoia economicamente a candidatura selecionada e fornece assistência para a habitação em Columbia, a passagem aérea de ida e volta a partir do país de origem, e para a investigação a tempo parcial. O financiamento também pode ser disponibilizado para apoiar conferências ou outros eventos na Universidade relacionados com o campo de interesse da pessoa visitante, durante ou após o semestre de residência.

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) administra o programa Tinker Professor em nome da Universidade de Columbia. Para obter mais informações, entre em contacto com Esteban Andrade (eaa2127@columbia.edu).

Tinker Visiting Professorship
Prazo: 15 de abril de 2015 para o ano letivo 2016-2017

Processo de Candidatura

Os/as potenciais candidatos/as são convidados/as a apresentar uma breve manifestação de interesse. A declaração deve incluir as qualificações do candidato, o seu campo de pesquisa e os objetivos específicos para a visita à Universidade de Columbia (1-2 páginas no total); bem como um breve CV atualizado.

A Comissão Executiva do ILAS irá rever as propostas até ao 1 de maio, e um número limitado de candidaturas serão convidadas a apresentarem uma candidatura completa.

Confira a chamada em anexo (em inglês).