Terça-feira, 19 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

II Prêmio Maurício de Almeida Abreu: Dissertações e Teses sobre o Rio de Janeiro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Economia, História, Política, Prémios

Estão abertas as inscrições para o segundo Prêmio Maurício de Almeida Abreu, do Instituto Pereira Passos (IPP), para dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a cidade do Rio e a metrópole carioca. O objetivo é estimular a ampliação e a organização da reflexão sobre o tema. Os interessados devem encaminhar os seus projetos e a documentação necessária até 20 de setembro de 2017.

O autor da melhor tese de doutorado receberá prêmio de R$ 14.000 e o segundo lugar, R$ 9.000. Já o vencedor da melhor dissertação receberá R$ 8.000, enquanto o segundo colocado ganhará R$ 5.000.

Serão premiadas as duas melhores teses e duas melhores dissertações que analisem processos relacionados diretamente ao desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural e ambiental do Município do Rio de Janeiro e suas interações com a Região Metropolitana. Os trabalhos devem ter sido defendidos entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2016 em programas de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes.

A Comissão Julgadora analisará os seguintes critérios: originalidade do trabalho, a sua relevância para a ampliação do conhecimento sobre o desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural e ambiental do Município do Rio de Janeiro e suas interações com a Região Metropolitana, especialmente, a possibilidade do aproveitamento dos conteúdos na formulação de políticas públicas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O prêmio é uma homenagem ao geógrafo de mesmo nome, professor da UFRJ e autor, entre outros clássicos, do livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro, que obteve o Prêmio Literário 2011 da Academia Brasileira de Letras (ABL) na categoria História e Ciências Sociais.

Mais informações no edital da premiação e na página do Observartório das Metrópoles.