Domingo, 19 de Agosto de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Fundação Casa de Rui Barbosa lança Concurso do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) lança edital oferecendo bolsas de pesquisa para profissionais com graduação completa, mestrado ou doutorado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das Ciências Humanas, Sociais e das Sociais Aplicadas, Ciência Política, Direito, Políticas Culturais, Letras e Artes, Museologia, História da Arte, Jornalismo, Conservação e Restauração, Biblioteconomia e Arquivologia. A data de encerramento das inscrições é 22 de junho 2018.

São elegíveis como proponentes: pesquisadores, estudantes, profissionais técnicos e tecnologistas, com currículos compatíveis com as exigências estabelecidas nos diversos projetos especificados nas listas de projetos e com disponibilidade mínima de 20 (vinte) horas semanais para dedicar-se à realização do projeto ao qual está vinculada a bolsa. Candidatos a projetos vinculados ao Centro de Memória e Informação e ao Centro de Pesquisa devem realizar suas atividades de forma presencial, preferencialmente.

Centro de Pesquisa

a) A independência do Brasil no contexto das independências latino-americanas
- 1 bolsa de doutor (P2) na área de Ciências Humanas, Sociais ou Sociais Aplicadas. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Supervisora: Isabel Lustosa da Costa

b) O Ministério Público em perspectiva comparada
- 1 bolsa de doutor (P2) na área de Sociologia, Ciência Política, Direito ou Ciências Sociais.
Supervisor: Fábio Kerche

c) Migrações internacionais e refúgio
-1 bolsa de mestre (P3) em Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas, com fluência em inglês. A bolsa exige presença nas reuniões semanais e nas demais atividades acadêmicas do grupo de pesquisa em direito e política de imigração e refúgio (CEDPIR) da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Orientador: Charles Pontes Gomes

d) Revistas como lugar de memórias
- 1 bolsa de mestre (P3) na área de História. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Monica Pimenta Velloso

e) Centro de Referência de Políticas Culturais – Levantamento e análise do campo de pesquisa em Políticas Culturais no século XXI
-1 bolsa de mestre (P3) para pesquisador, especialista na área de políticas culturais, para a produção de análises críticas sobre o material que está sendo
indexado. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
- 2 bolsas para graduados (P4) na área áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes. O trabalho será desenvolvido presencialmente na Fundação Casa de Rui Barbosa.
Orientadora: Lia Calabre

f) Edição do vol. XXI, 1894, tomo 1, Trabalhos Diversos , das Obras Completas de Rui Barbosa (OCRB)
- 1 bolsa para graduado (P4) na área de Letras, de preferência com conhecimento e experiência na área de edição de textos. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Soraia Farias Reolon

Centro de Memória e Informação

g) Estudo do Acervo do Museu Casa de Rui Barbosa: Museografia e ocupação espacial, residência e outros usos - a Casa como objeto
- 1 bolsa profissional (DT 3) para Museólogo, Historiador ou Historiador da Arte, com experiência mínima de 1 (um) ano em pesquisa e em consulta a arquivos históricos. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadoras: Jurema da Costa Seckler e Aparecida Rangel

h) Projeto Memória de Rui: organização e acesso
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para graduado em História ou Jornalismo, com experiência de 2 (dois) anos em projetos de pesquisa com metodologia da História Oral. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Aparecida Rangel

i) Catalogação dos cômodos-objetos do Museu Casa de Rui Barbosa
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para Museólogo, com experiência de 2 (dois) anos em projetos de pesquisa de catalogação. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Aparecida Rangel

j) Estudo analítico da documentação museológica do Museu Casa de Rui Barbosa
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para Museólogo com experiência mínima de 1 (um) ano em documentação, catalogação de acervo, pesquisa e em consulta a arquivos históricos. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Anna Gabriela Pereira Faria

k) Pensando a mulher através da indumentária: trajetória de Maria Augusta Rui Barbosa a partir de suas roupas
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para graduado em Conservação-restauração, Museologia ou História com experiência em pesquisa, consulta a arquivos históricos, história oral e estudos de indumentária. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Anna Gabriela Pereira Faria

l) A análise documentária e a interoperabilidade entre sistema referencial e sistema digital, para documentos de natureza bibliográfica
- 1 bolsa de profissional (DT3) graduado em Biblioteconomia. Os candidatos deverão ter disponibilidade de 20 horas semanais para executar a pesquisa presencialmente no Serviço de Biblioteca, da FCRB, e ter 2 (dois) anos de experiência comprovada na área, com participação em trabalhos voltados ao tema da pesquisa.
Orientadora: Dilza Ramos Bastos

m) Análise documentária de folhetos de cordel: fonte de informação histórica e cultural
- 1 bolsa de profissional (DT3) graduado em Biblioteconomia. Os candidatos deverão ter disponibilidade de 20 horas semanais para executar a pesquisa presencialmente no Serviço de Biblioteca, da FCRB, e ter 2 anos de experiência comprovada na área, com participação em trabalhos voltados ao tema da pesquisa.
Orientadora: Dilza Ramos Bastos

n) Museu de Letras - o sonho transformado em realidade
- 1 bolsa de profissional (DT3) graduado em Museologia com experiência mínima de dois anos em atividades de catalogação e descrição de peças, bem como de higienização e acondicionamento. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Rosângela Florido Rangel

o) Abgar Renault, modernista clássico: itinerário poético e biográfico a partir de seu arquivo
- 1 bolsa de profissional (DT 2), para mestre na área de Letras com experiência comprovada em organização de arquivos literários e ensino redação. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Eliane Vasconcellos Leitão

p) Estudo e preservação da Biblioteca Rui Barbosa: 2ª etapa
- 1 bolsa de profissional (DT3) para graduado em Conservação-Restauração de Bens Culturais ou áreas afins, com mínimo de 2 (dois) anos de experiência em encadernação e conservação-restauração de coleções bibliográficas; conhecimento de estilos, técnicas e materiais de encadernação. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientador: Edmar Gonçalves

q) Humanidades digitais na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para graduado em Biblioteconomia. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
- 1 bolsa de profissional (DT 3) para graduado em Letras ou Biblioteconomia. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Ana Lígia Medeiros

r) Gestão de documentos eletrônicos na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
- 1 bolsa de profissional (DT 4) para graduado em Arquivologia que possa complementar a competência das equipes da FCRB, visando contribuir para a execução do projeto institucional. Os candidatos deverão ter disponibilidade para executar a pesquisa presencialmente.
Orientadora: Bianca Therezinha Carvalho Panisset

As inscrições para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura só podem ser feitas pelo correio, até 22 de junho de 2018 (inclusive).

Edital para Seleção de Bolsistas de Pesquisa.

Ficha de inscrição para preenchimento.

Mais informações no site da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas