Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Fundação Biblioteca Nacional lança editais de apoio à pesquisa (PNAP/PNAP-R 2015)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bibliotecas, Bolsas de investigação

A Fundação Biblioteca Nacional divulga a abertura do período de candidaturas para bolsas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP). As bolsas são para pesquisadores/as doutorandos/as e juniores e para pesquisadores/as-doutores/as brasileiros/as e estrangeiros/as. As inscrições estão abertas até 07 de agosto de 2015 (prazo prorrogado).

São no total 35 bolsas distribuídas em 2 editais: o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) – 2015.

Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP)

O edital prevê a seleção de pesquisadores/as para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, em qualquer uma de suas áreas. Pelos termos do programa, a Fundação Biblioteca Nacional poderá conceder até 17 bolsas, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano para pesquisadores/as brasileiros/as, natos/as ou naturalizados/as, ou estrangeiros/as com residência e visto permanentes no Brasil, e de 6 (seis) meses para pesquisadores/as estrangeiros/as, todas as bolsas sem direito a renovação.

As bolsas, divididas em três categorias, estão previstas com a seguinte configuração:

‣ Sete bolsas para pesquisadores/as doutorandos/as (matriculados/as como alunado regular em programas de doutorado reconhecidos pela CAPES), no valor unitário de R$ 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais);
‣ Duas bolsas para pesquisadores/as doutorandos/as estrangeiros/as, vinculado a cursos de pós-graduação de instituição reconhecida sediada no exterior, no valor unitário de R$ 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), dividido em 6 (seis) parcelas mensais de R$ 4.400,00 (quatro mil e quatrocentos reais);
‣ Oito bolsas para pesquisadores/as juniores, de Apoio Técnico à Pesquisa, graduandos/s (matriculados/as como alunado regular em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, no Estado do Rio de Janeiro), no valor unitário R$ 6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).

Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) – 2015

O edital prevê a seleção de pesquisadores/as para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, em formato de livro, desenvolvidos a partir de pesquisas nos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, em qualquer uma de suas áreas. Pelos termos do programa, a Fundação Biblioteca Nacional poderá conceder até 18 bolsas, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano para pesquisadores/as brasileiros/as, natos/as ou naturalizados/as, ou estrangeiros/as com residência e visto permanentes no Brasil.

A Fundação Biblioteca Nacional, por meio do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R), concederá até dezoito bolsas para projetos de pesquisa individuais e originais que tenham como objeto fundamental uma ou mais peças do acervo da Biblioteca. Poderão se inscrever pesquisadores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as oriundos/as de qualquer subárea de Ciências Sociais Aplicadas (6), Ciências Humanas (7) e Linguística, Letras e Artes (8), conforme a “Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq”.

As bolsas, divididas em duas categorias, terão duração de um ano, conforme discriminado a seguir:

‣ 16 bolsas para pesquisadores/as-doutores/as. Valor unitário: R$ 53.300,00, em treze parcelas mensais de R$ 4.100,00.
‣ 2 bolsas para pesquisadores/as-doutores/as estrangeiros/as. Valor unitário: R$ 67.600,00, em treze parcelas mensais de R$ 5.200,00.

Confira os editais na íntegra:

Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP)

Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) – 2015

Contacte pesquisa@bn.br para mais informações e esclarecimentos.