Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Fortaleza/UFC | Edital de Seleção para Bolsista de Pós-Doutorado

Início: Fim: Países: Brasil

Bolsas, Linguística, Pós-Doutoramento

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), torna público que as inscrições para a seleção de 1 (um) Bolsista, para o Subprojeto 2 do Projeto do PPGL dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC, encontram-se abertas, para projeto do grupo Profala, sobre Variação e Processamento da Fala e Do Discurso: Análise e Aplicações, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elias Soares.
 
1. Perfil dos/as Candidatos/as
 
1.1 Os/as candidatos/as à bolsa do PNPD devem atender aos seguintes requisitos:
 
• ter título de Doutor/a em Linguística, obtido há, no máximo, 5 (cinco) anos;
• apresentar relativa experiência em pesquisa e produção bibliográfica em uma das temáticas de investigação do projeto;
• ser brasileiro/a ou ter visto permanente no País;
• estar em dia com as obrigações eleitorais;
• demonstrar capacidade para atuar no desenvolvimento do projeto, mediante análise do currículo;
• dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do projeto, em Fortaleza;
• não ter vínculo empregatício ou estatutário;
• não ser aposentado/a;
• estar de posse do seu diploma de doutorado ou ata de defesa de tese. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, o/a candidato/a deverá apresentar comprovante de reconhecimento/revalidação, conforme dispositivo legal;
• ter seu currículo atualizado e disponível na plataforma Lattes;
• estar apto/a a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES.
 
1.2 Será selecionado/a um/a recém-doutor/a cujo projeto de pesquisa levante questões relativas aos temas de Política Linguística, ou seja, ao uso e à difusão da língua, principalmente em dois contextos: 1) língua como veículo de escolarização de comunidades que a utilizam como língua segunda ou numa variedade não padrão; 2) língua como referência sócio-política e cultural nos espaços em que é língua estrangeira. O projeto deve considerar que é uma questão de política linguística o estabelecimento por parte do Estado de uma planificação linguística que promova a adoção e a promoção de uma determinada língua ou de uma certa variedade, bem como da necessidade de aprendizagem e uso de uma língua oficial ou da língua culta, como obrigação para os cidadãos, em certos contextos de uso.
 
Os/as candidatos/as devem se propor realizar publicações em coautoria com o provável orientador, divulgando os resultados do estágio pós-doutoral. Também devem ministrar palestras e/ou disciplinas com o orientador, no Programa de Pós-Graduação em Linguística, além de se engajarem nas discussões teóricas do grupo Profala.
 
2. Bolsa
 
Bolsa de Pós-Doutorado do PNPD com duração até setembro de 2016 e valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), a ser implementada e paga diretamente pela CAPES ao/à bolsista após a aprovação do/a candidato/a indicado pelo Coordenador do Projeto Institucional.
 
3. Inscrição e Seleção
 
3.1 As inscrições podem ser realizadas no período de 02 a 08 de abril de 2015 com a entrega da cópia impressa, na coordenação do PPGL, do currículo Lattes atualizado, copia do diploma e do histórico escolar do doutorado e de um anteprojeto com, no mínimo, 10 páginas, considerando o disposto no item 1.2; (cópia dos documentos e do projeto deve ser enviada para o e-mail meliassoares@gmail.com).
3.2 A seleção será feita com base na análise dos documentos entregues.
3.3 A divulgação do resultado será publicada no site do PPGL até o dia 09 de abril.
3.4 Em caso de dúvida, entrar em contato com Maria Elisa Soares <meliassoares@gmail.com>.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas