Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

FNI lança chamada para propostas de projectos com o foco na área do Turismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique

Inovação, Investigação, Turismo

Investigação e inovação em parcerias público-privadas
Chamada para propostas de investigação e inovação


O FNI (Fundo Nacional de Investigação) é membro de uma Iniciativa de Conselhos de Financiamento a Ciência (SGCI), um programa com duração de 5 anos que busca o fortalecimento as capacidades dos Conselhos de Concessão a Ciência (CSCs) na África Subsaariana para apoiar  pesquisas e políticas baseadas em evidências que contribuam para o desenvolvimento econômico e social.

Os objetivos desta Iniciativa são fortalecer a capacidade dos Conselhos de financiamento a Ciências para: (i) gerir a investigação; (ii) lançar e monitorar programas de pesquisa baseados no uso de indicadores robustos de ciência, tecnologia e inovação (STI); (iii) apoiar a troca de conhecimento com o setor privado; e (iv) estabelecer parcerias entre os Conselhos de financiamento a Ciência e outros atores do sistema científico.

O programa é financiado conjuntamente pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), pelo Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá e pela Fundação Nacional para a Pesquisa da África do Sul (NRF).

A fim de promover a co-criação e o intercâmbio de conhecimento e produtos associados entre o setor público e privado, o SGCI e os SGCs da SSA, instituíram uma Bolsa de Pesquisa e Inovação em Parcerias Públicas e Privadas. A Bolsa, em Moçambique foi estabelecida com co-financiamento entre o SGCI e o FNI, com o objectivo de apoiar projetos de pesquisa em Turismo como uma das áreas de pesquisa prioritárias nacionais identificadas. O SGCI e o FNI irão, portanto, co-financiar projectos de pesquisa colaborativos, orientados pela demanda, que abordem questões de relevância para o setor privado com foco no Turismo.

Neste contexto o FNI, lança uma chamada para a submissão de propostas de projectos com o foco na área do Turismo, para financiamento. Cada proposta será financiada com um valor aproximado de US $50.000 a serem implementados por um período não superior a 12 meses. Para mais informações, consulte o prospecto do programa na web do FNI.


Elegibilidade e modos de submissão das propostas

A chamada está aberta para todos investigadores/pesquisadores das instituições de investigação e de Ensino Superior em Moçambique. Os candidatos deverão apresentar propostas completas em português, contendo um resumo em português e em inglês que posteriormente a triagem administrativa, serão submetidas a uma revisão rigorosa por um painel independente de especialistas. Todas as propostas devem ser submetidas no modelo prescrito e serão julgadas de acordo com sua qualidade e mérito. Um modelo completo de proposta pode ser encontrado no site www.fni.gov.mz ou pode ser solicitado a partir dos endereços electrónicos ppp.fni@fni.gov.mz ou manecas.alferes@fni.gov.mz.

O formulário de submissão poderá ser obtido através dos endereços acima, devendo o candidato mencionar no assunto Pedido de formulário de submissão de projectos Clusters. As propostas completas devem ser submetidas on-line no sistema FNI-SAMP (Sistema de Administração de Monitoria de Projectos), através do website www.fni.gov.mz.

O candidato poderá cadastrar-se no sistema iniciando pelo envio de um pedido de submissão do projecto, através de um e-mail do proponente para o endereço ppp.fni@fni.gov.mz, onde receberá o acesso para a submissão da proposta e os passos à seguir após a validação da solicitação. A proposta final a ser submetida on.line no website acima mencionado deve ser com uma copia para o e-mail sgci_ppp@scinnovent.org, com o seguinte tema claramente especificado “Proposta completa - parcerias público-privadas em investigação e inovação em Turismo”, com data limite até o dia 25 de Julho de 2018.

Mais informações no edital em anexo e no site do FNI.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas