Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Financiamento para mobilidade Capes/FCT - Portugal - Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Arquitetura, Bolsas, Ciências da Informação e Documentação, Comunicação, Direito, Intercâmbio, Mobilidade, Urbanismo

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiam a mobilidade de investigadores no âmbito de projetos de investigação em conjunto entre Portugal e o Brasil. O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. As propostas devem ser enviadas até 22 de setembro de 2017.

A proposta prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições. Serão financiados no máximo 10 projetos nas seguintes áreas científicas:

• Arquitetura e Urbanismo;
  • Ciências da Informação e da Comunicação;
  • Ciências do Ambiente;
  • Ciências do Espaço;
  • Direito;
  • Farmacologia;
  • Planeamento Urbano e Regional;
  • Transportes.

Será financiado o intercâmbio (despesas de viagem e estadia) de equipas de investigação portuguesas e brasileiras no âmbito de projetos comuns de investigação, com um valor máximo  de 4500€ para o biénio de 2018/2019.

Critérios de avaliação:

• Mérito científico e qualidade da proposta;
  • Competência das equipas de investigação da proposta;
  • Relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa;
  • Adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.

Mais informações sobre o Financiamento para mobilidade Capes/FCT - Portugal - Brasil na página da CAPES.