Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Edital do Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas de investigação

O Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana tem o objetivo estimular a realização de pesquisas no âmbito da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), a BBM promove uma série de iniciativas que visam a consolidar seu perfil de Biblioteca e Centro de Pesquisa.
 
Até o dia 6 de novembro de 2015, pesquisadores/as que tenham ou não vínculo com a Universidade podem se inscrever no Programa de Editais de Residência em Pesquisa para desenvolver projetos relacionados ao acervo de fontes primárias e secundárias da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
 
O programa é aberto a pesquisadores/as de todas as áreas, brasileiros/as ou estrangeiros/as, que tenham ou não vínculo com a Universidade de São Paulo, nas categorias sêniores, professores/as licenciados/as, independentes ou em disponibilidade parcial para pesquisa, que tenham financiamento próprio e pretendam desenvolver projetos ligados ao perfil e à natureza da Brasiliana.
 
Além do acesso à coleção da Biblioteca, também será oferecida aos residentes uma infraestrutura de trabalho, incluindo um gabinete de estudo, durante o período de desenvolvimento do projeto de pesquisa.
 
São duas as modalidades de vinculação: a residência de programa de pós-doutorado e a residência de programa de pesquisador/a. A primeira modalidade estimula pesquisas em nível avançado e cria condições para que o acervo da Biblioteca seja explorado e divulgado, contribuindo para o desenvolvimento dos estudos brasileiros. Os projetos devem prever a permanência na Biblioteca de seis a 12 meses, prorrogáveis por igual período.
 
Já a residência de programa de pesquisador/a, tem o objetivo de atrair pesquisadores/as qualificados/as e com experiência em estudos brasileiros, que colaborem na organização de seminários, colóquios e cafés acadêmicos, abordando aspectos da pesquisa desenvolvida e que contribuam para o intercâmbio de ideias e a divulgação do acervo da Biblioteca. Os projetos dessa modalidade devem prever a permanência de um a seis meses, prorrogáveis por igual período.
 
Os/as pesquisadores/as interessados/as devem possuir pelo menos o título de doutor/a e experiência de pesquisa na área de estudos brasileiros. As inscrições devem ser feitas de 5 de outubro a 6 de novembro. O edital completo está disponível na página da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Mais informações pelo e-mail bbm@usp.br.
 
 
via USP Imprensa.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas