Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

CNPQ prorroga prazo dos editais de investigação em Ciências Humanas e Sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Humanas e Sociais, Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPQ) abre editais para apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. A proposta deverá ser elaborada e executada por equipe multidisciplinar de pesquisadores,brasileiros e estrangeiros. As candidaturas foram prorrogadas e  podem ser submetidas até 23 de janeiro.

As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais nos seguintes temas:

a) Educação básica: ensino e formação docente
b) Cidadania, violência e direitos humanos

O primeiro tema vai ao encontro do esforço nacional de melhoria da educação básica e visa à produção de conhecimento de modo a subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais, capazes de contribuir para a elevação da qualidade da educação brasileira.

Quanto ao tema da violência, que tem incidência sobre todo o tecido social, é imperiosa a necessidade de elegê-lo como eixo central. Assim, a Chamada direciona seu foco para a investigação de tópicos tais como uso da força física, crueldade, intolerância, medo, segurança e sua interação com as diversidades (gênero, raça/etnia, orientação sexual, populações vulneráveis etc.) e os direitos humanos.

Dadas as suas características, esta Chamada contemplará propostas nas quais a concepção de rede entre pesquisadores e instituições esteja presente, tanto nos aspectos do transbordamento disciplinar (interdisciplinaridade), da projeção territorial (nacional e internacional), da transferência dos resultados à sociedade, quanto do arranjo financeiro necessário em face da escala dos trabalhos pretendidos.

Mais informações na chamada em anexo e também na página da CNPQ.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page