Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

CIDEHUS - Bolsa de investigação para licenciado em História ou Património Cultural

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

História, Património Cultural, Bolsas de investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1 - uma) Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Projeto UID/HIS/00057/2013, financiado pela FCT/MCTES - OE

Área Científica: Licenciatura em História ou História - ramo Património Cultural ou equivalente

Requisitos de admissão: A bolsa é destinada a Licenciados. O(a)s candidato(a)s deverão possuir licenciatura em História ou História, ramo Património Cultural ou equivalente; conhecimentos aprofundados em Paleografia Medieval; experiência de trabalho em Arquivos; experiência consistente de trabalho em bases de dados relacionais e folhas de cálculo; interesse no trabalho em equipa e na investigação.

Plano de trabalhos: 1) leitura paleográfica; 2) preenchimento e gestão de base de dados; 3) colaboração em projectos de História Digital; 4) colaboração na organização de eventos.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT. http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Filomena Barros e Professora Doutora Hermínia Vilar.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Maio de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao limite máximo de 3 anos, e enquanto vigorar o presente projeto e havendo condições para o efeito.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efectuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: 1ª fase - avaliação curricular; 2ª fase - entrevista com leitura de um extracto de manuscrito do período medieval (sécs. XIV e XV).

1ª fase:

a) todos os candidatos que não provem ter conhecimentos de Paleografia Medieval devem ser imediatamente excluídos;

b) serão também eliminados os que não tiverem formação em História – licenciatura ou História – ramo Património Cultural ou equivalente;

c) Na apreciação curricular a valoração e pontuação será a seguinte:

- média de licenciatura

- valor numérico da nota da disciplina de Paleografia, Paleografia Medieval, Paleografia Moderna ou equivalente. Será valorizada a apresentação de prova da classificação alcançada a Paleografia e por prova deve entender-se certificado de frequência com aproveitamento.

- Experiência de trabalho de arquivos, numa escala de 1 a 10.

- Publicações – usar-se-á uma escala de 1-6 por cada publicação.

2ª fase:

Esta fase é a eliminatória para a selecção do candidato, para a qual transitam até 5 candidatos com as mais altas classificações da fase anterior,

- Leitura paleográfica – classificar de 1-20;

- entrevista sobre curriculum, motivação, experiência de arquivo e de informática, bem como sobre conhecimentos de História (classificar de 0-20)

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Prof.ª Doutora Maria Filomena Lopes de Barros

1.º Vogal – Prof.ª Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar

2.º Vogal – Prof.º Doutor Fernando Branco Correia

1.º Suplente – Prof.ª Doutora Ana Travassos Valdez

2.º Suplente – Prof. Doutor Nestor Vigil Montes

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Palácio do Vimioso – CIDEHUS, sendo todos os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 a 31 de Março e os resultados da selecção serão publicados até ao dia 3 de abril.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Cartas de Recomendação (preferencial) e carta de motivação.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

Prof.ª Doutora Maria Filomena Barros

CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

Palácio do Vimioso

Largo do Marquês de Marialva, n.º 8

Apartado 94

7000-809 ÉVORA

e-mail: cidehus@uevora.pt

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page