Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada de candidaturas de 2016 para pesquisa doutoral na África Austral do IFAS

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: África do Sul, Angola, França, Moçambique

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento, Mobilidade

O Instituto Francês da África do Sul (IFAS) divulga a chamada de candidaturas de 2016 para o apoio à mobilidade de pesquisa doutoral na África Austral. São elegíveis projetos de pesquisa no âmbito das Ciências Sociais e Humanas e a data limite para as candidaturas é dia 15 de dezembro de 2015 (prazo prorrogado).

O IFAS é um instituto francês de investigação no estrangeiro (IFRE) no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do CNRS, que abrange toda a África Austral (UMIFRE 25, USR 3336): África do Sul, Moçambique, Zimbabwe, Malawi, Angola, República Democrática do Congo, Lesoto, Suazilândia, Botsuana e Namíbia). São elegíveis todos os projetos de pesquisa relacionados a esses países.

A duração da mobilidade será por um período de 9 meses no máximo, não renovável (só excecionalmente). As candidaturas aprovadas receberão o apoio científico e logístico do IFAS e participaram das atividades científicas do Instituto: conferências, seminários, simpósios, publicações, etc.

O valor do montante de assistência de mobilidade é de 1.200 € líquidos por mês, com o reembolso de viagens Paris/Joanesburgo/Paris com base no preço de um bilhete económico e cobertura médica.

Os candidatos devem ser de nacionalidade francesa ou matriculados em uma universidade francesa. A seleção dos candidatos será feita atendendo a critérios científicos e será dada prioridade aos pedidos de articulação com áreas de pesquisa do Instituto:

1. Muito tempo: arqueologia, história e memórias;
2. Transformação e urbanas dinâmica democrática;
3. Emergência e captura de recursos.

Mais informações (em inglês e francês) no site do IFAS: http://www.ifas.org.za/research/entry/147/2015-call-applications-2016.