Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CES | Contratação de um/a Investigador/a em Ciências Sociais

Início: Fim: Países: Portugal

Emprego, Ciências Sociais

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a Contratação de um/a investigador/a em Ciências Sociais, no âmbito do projeto “Local Gender Equality – Mainstreaming de Género nas Comunidades Locais”, financiado ao abrigo do Programa da Área Programática PT07 “A Integração da Igualde de Género e a Promoção do Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Privada” que decorre do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEE) 2009-2014, Operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Área Científica: Ciências Sociais (preferencialmente Sociologia)

Descrição do projeto:
O envolvimento da Administração Local no combate às desigualdades entre mulheres e homens é indispensável à territorialização das políticas a ele destinadas.

Cerca de 130 municípios já elabora(ra)m planos municipais para a igualdade, tendo quase todos nomeado mecanismos para a promoção da igualdade (Conselheiras/os, Provedoras/es ou Comissões para a Igualdade), mas não é conhecido o seu impacto no território. Apenas 117 subscreveram a Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local (Carta Europeia, daqui em diante). São também apenas 39 os que receberam este ano o galardão atribuído de Autarquia Familiarmente Responsável pelas suas políticas de apoio económico e de conciliação entre esferas da vida.

Embora sejam uma base de trabalho válida, os estudos e documentos disponibilizados pela CIG, destinados a apoiar as entidades na promoção da Igualdade de Género (IG), são pouco orientados para o planeamento e governação territorial. Com efeito, a experiência do trabalho que desenvolvemos com entidades, a nível local, de diagnóstico/plano de IG, tem salientado as carências neste domínio.

Em linha com objetivos do PT07, o Local Gender Equality propõe-se desenvolver metodologias e instrumentos para a promoção de igualdade de género e a facilitação da conciliação entre esferas da vida, pelas estruturas de governação local, assente num consórcio entre entidades parceiras, que envolve a conceção, experimentação e validação com os seus destinatários finais diretos (municípios) e indiretos (atores locais nos vários domínios de atuação territorial - economia, cultura, desporto, urbanismo, ação social).

Critérios preferenciais, com a respetiva ponderação (para além de possuir o grau de mestre ou doutorado à data de encerramento do concurso):
1. Mérito científico absoluto (25%),
2. Experiência profissional na temática de promoção da igualdade de género (25%),
3. Domínio comprovado de metodologias e instrumentos de promoção de igualdade de género (25%),
4. Disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais durante o decurso do projeto (15%),
5. Domínio da Língua Portuguesa e Inglesa (10%).

Os contratos terão a duração máxima de 11 meses, com início previsto a 15 de junho de 2015

Prazo limite de apresentação de candidatura: 9 de junho de 2015

Forma de apresentação da candidatura:

As candidaturas deverão incluir carta de apresentação do/a candidato/a (justificando o seu interesse e a adequação aos interesses científicos e atividades do projeto), Curriculum Vitae completo e cópia dos certificados de habilitação.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a seguinte morada:

Centro de Estudos Sociais
A/C Doutora Virgínia Ferreira
Referência: CES-LGE/15/2015
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3000-995 Coimbra

Para mais informações consultar www.ces.uc.pt ou contactar:
e-mail: ces@ces.uc.pt
Fax. +351 239 855589

Confira o Edital Local Gender Equality 2015 em anexo.