Domingo, 22 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

CES-Coimbra seleciona bolseiro com mestrado em Ciências Sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal

Bolsas, Ciências Sociais, Antropologia, Sociologia, Bolsas de investigação

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, seleciona um Bolseiro/a de Investigação no âmbito do projeto «BLEND - Desejo, Miscigenação e Violência: o presente e o passado da Guerra Colonial Portuguesa» (PTDC/IVC-ANT/6100/2014 | POCI-01-0145-FEDER-016859 ). As candidaturas podem ser apresentadas até 23 de julho de 2017.

O projeto BLEND analisa os legados das relações sexuais e amorosas estabelecidas durante a Guerra Colonial (1961-1974) entre soldados portugueses e mulheres africanas em três palcos de guerra: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. O projeto centra-se em três eixos de pesquisa. No I eixo, analisa as memórias e histórias de vida dos excombatentes portugueses. No II, a pesquisa incide sobre mulheres africanas que se cruzaram sexual ou romanticamente com os soldados portugueses; analisando as marcas guardam da violência da guerra, da violência sexual, da violência do amor e dos profundos estigmas que sobre elas recaíram após às independências africanas. No III eixo busca-se recolher histórias de vida dos muitos filhos e filhas de soldados que ficaram em África com as suas mães, descendentes de pais desconhecidos ou distantes, mestiços e mestiças.

Critérios de admissão:

  • Mestrado em Antropologia, sociologia ou outra área das ciências sociais (critério obrigatório) (20%).
  • Domínio de metodologias qualitativas, nomeadamente análise de documentários, preparação de entrevistas, entrevistas em profundidade, recolha de histórias de vida, preparação dos dados e análise de conteúdo (critério preferencial) (20%)
  • Experiência comprovada de investigação em temáticas afins às do projeto, assim como nas áreas geográficas abrangidas pelo projeto (critério preferencial) (20%).
  • Excelentes capacidades de comunicação, incluindo expressão escrita e apresentações públicas, em português e em inglês, bem como de trabalho em equipa (critério obrigatório) (20%);
  • Iniciativa, autonomia e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais (critério preferencial) (20%).

A bolsa tem a duração de seis meses e salário de 980 euros.

Mais informações no edital completo em anexo e na página de Empregos, bolsas e estágios do CES.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas