Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp seleciona bolsista de pós-doutorado FAPESP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Direito, História, Bolsas, Ciências Sociais, Pós-Doutoramento, Economia

O Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, está selecionando doutores na área de Ciências Humanas para uma vaga para pós-doutoramento junto ao Projeto Temático “Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica”.

O projeto da bolsa intitula-se “Nos limites da lei? Trabalho compulsório, forçado ou análogo ao de escravo” e será desenvolvido sob supervisão da professora Silvia Hunold Lara. Seu objetivo é analisar os processos do acervo do Ministério Público do Trabalho 15ª região - Campinas que versam sobre o trabalho análogo ao de escravo, discutindo os aspectos conceituais e legais da definição da "escravidão" no mundo contemporâneo, as formas de escravização e a caracterização dessas condições de trabalho tanto por parte dos agentes das investigações e dos acusados, quanto dos próprios trabalhadores.

Os candidatos devem ter o título de doutor há menos de 7 (sete) anos, nas áreas de história, direito, ciências sociais ou economia. A bolsa tem vigência de 24 meses, a partir de 01 de abril de 2016, com valor mensal de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica para cobrir despesas diretamente associadas à pesquisa, conforme tabela da FAPESP (http://www.fapesp.br/270.html)

Confira mais informações sobre o projeto: http://www.cecult.ifch.unicamp.br/projetos/esfarli/inicio.

O prazo de inscrições está aberto até até 15 de janeiro de 2016.

Edital