Domingo, 28 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Centro de Estudos da Metrópole (CEM) seleciona assistentes de pesquisa no projeto GeoReDUS

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquitetura, Ciências Sociais, Economia, Emprego, Geografia, TIC, Urbanismo

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) seleciona até dois assistentes de pesquisa no projeto GeoReDUS. Trata-se do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de visualização de dados territoriais no nível intramunicipal e mapeamento colaborativo voltado para fortalecer processos e práticas de participação na elaboração de políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável. As inscrições estão abertas até 17 de março de 2024.

O CEM busca profissionais, com nível de graduação, mestrado e/ou doutorado, para atuar como assistente de pesquisa. No escopo do GeoReDus, os admitidos vão trabalhar no processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos em nível nacional, com o objetivo de subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas e níveis de atuação.

Requisitos:

  • Graduação, mestrado e/ou doutorado completos ou em andamento, nas áreas de Geografia, Engenharia, Ciências Sociais, Gestão de Políticas Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Tecnologia da Informação e afins;
  • Interesse em aprender novas linguagens e tecnologias, quando necessário, para adaptar e aperfeiçoar o trabalho;
  • Capacidade de gerenciar prioridades, prazos e entregas individuais;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas.

Desejável:

  • Conhecimento de bases de dados locais e nacionais de demografia, saúde, educação, assistência social, saúde, etc;
  • Conhecimento e experiência em linguagem de programação R.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sediado na da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas, engenheiros e antropólogos.

Em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a ORI:ORO, o CEM desenvolve, em 2024, a GeoReDUS, um conjunto de ferramentas de visualização de dados territoriais no nível intramunicipal e mapeamento colaborativo voltado para fortalecer processos e práticas de participação na elaboração de políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável. A plataforma de dados e indicadores intramunicipais e metropolitanos visa ir além do mapeamento para subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas de atuação, incluindo saúde, educação, cultura e segurança alimentar, e esferas da federação.

Confira a íntegra do Edital no site do CEM, aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas