Terça-feira, 19 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Cátedras Franco-Brasileiras na Universidade Federal de Minas Gerais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal, França

Música, Programas, Ciências Humanas e Sociais, Arte

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, lança a terceira edição do Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG, voltado para a atuação na UFMG de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e de pesquisa.
 
O Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG possibilita o acolhimento – em todas as disciplinas – de professores ou de pesquisadores de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa francês por uma duração superior a 45 dias e inferior a 4 meses durante o período entre o início de agosto e meados de dezembro de 2016. O Programa privilegia a constituição de parcerias entre duas equipes de pesquisa, com uma perspectiva de continuidade e reciprocidade.
 
Requisitos de elegibilidade: ser Professor de Universidades, Palestrante, Responsável de Pesquisa ou Diretor de Pesquisa, dentro do enquadramento funcional francês. A habilitação para orientar pesquisadores (HDR) será considerada como critério preferencial. Não há nenhuma exigência de nacionalidade francesa.
 
Prioridades temáticas: Ciências Humanas e Sociais, Letras, Artes e Música, Ciências Naturais e Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias.
 
Serão consideradas prioritárias as candidaturas de instituições francesas que responderem positivamente ao critério de reciprocidade, oferecendo bolsas para acolhida a professores da UFMG.
 
Também serão consideradas prioritárias candidaturas cujos projetos que possam prever atividades a serem desenvolvidas por um doutorando (realizando um doutorado-sanduiche) ou por um pós-doutorando no escopo do Plano de Trabalho submetido.
 
O Comitê Assessor Franco-brasileiro, estabelecido no âmbito deste Programa, será responsável pela seleção dos candidatos, bem como pelo acompanhamento e pela avaliação das Cátedras.
 
Os projetos deverão ser submetidos até a data-limite de 5 de junho de 2016 aos responsáveis na Diretoria de Relações Internacionais da universidade anfitriã (UFMG) e no Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil, para Minas Gerais.
 
Mais informações: http://www.bresil.campusfrance.org

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas