Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Cátedra Fulbright Dra. Ruth Cardoso na Columbia University 2017/2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Estados Unidos

Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, História, Programas, Sociologia

Encontram-se abertas as candidaturas para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso – Universidade Columbia na Columbia University em Nova York, dirigida a pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais. Serão priorizadas candidaturas com interesse em Antropologia de populações urbanas, Sociologia e História do Brasil, com foco em movimentos sociais contemporâneos.

As inscrições serão gratuitas e o candidato deverá apresentar sua candidatura à Comissão Fulbright, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição online e de acordo com as instruções específicas da Comissão até o dia 25 de setembro de 2017.

A previsão de divulgação do resultado da seleção é até 22 de dezembro de 2017, com o início das atividades do programa na Universidade Columbia a partir de agosto/setembro de 2018.

• Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2002;
  • Estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES;
  • Dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas, que devem incluir a docência, orientação ou co-orientação de dissertações ou teses e/ou a participação em projetos de pesquisa nas áreas de História do Brasil Contemporânea, Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
  • Possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente;
  • Ter fluência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, que inclui ministrar aulas;
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Mais informações no Edital nº 37/2017 e no site da Comissão Fulbright Brasil.